Centro de Humanidades promove programação especial para celebrar Dia da Consciência Negra
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiras e Indígenas (NEABI), promove uma série de atividades acadêmicas e festivas nos dias 1º, 2 e 5 de dezembro. Os interessados em participar podem se inscrever na Secretaria do Departamento de Educação, no Centro de Humanidades (CH).
Com o tema “Teu cabelo, tua história”, a iniciativa tem como objetivo a valorização dos povos africanos e da cultura afro-brasileira, sobretudo no que se refere à beleza negra. Segundo a professora Ivonildes, coordenadora do evento, o propósito é combater as diversas formas de preconceito e discriminação contra os negros. “Não temos que ter vergonha de nossas características. Elas são expressões de nossa origem e história. Precisamos compreender que a cultura africana tem um papel fundamental na formação da sociedade brasileira”, disse a docente.
O evento conta com o apoio dos grupos de pesquisa “Dandá ê”, sob a coordenação da professora Ivonildes Fonseca; “Grupo Cotidiano Cidadania e Educação”, coordenado pelo professor Waldeci Ferreira Chagas; e “Brejo Digital”, coordenado pela professora Mônica Guedes. A Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê) e o NEABI da Universidade Federal da Paraíba também são parceiros da ação.
A programação envolve palestras, apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), oficinas, desfiles e grupo musical, além de exposição de painéis e fotografias.
PROGRAMAÇÃO
Dia 1º dezembro – Exposições
- Fotografias de crianças e adolescentes do “Mais Educação” da cidade de Mulungu/PB, sob a coordenação do estudante de Geografia Romário Farias;
- Projetos de pesquisa da Turma de Especialização Educação étnico-racial na educação infantil do CH;
- Resultado da Oficina das turmas de Educação Afrodescendente 2013.1 (manhã e noite)
Apresentação de TCC’s e Painel
- A representação do negro surdo na Telenovela Cama de Gato: dupla diferença ou interseção de conceitos? da estudante de Pedagogia Edivânia Floro Nicácio..
- As mulheres cantadas por Jackson do Pandeiro: pretas, morenas e escurinhas, da estudante Roberta Barbosa da Conceição;
Painel – “A África que ama os seus cabelos”, de autoria de Nereu Santana Silva e Francinaldo dos Santos Nunes, estudantes de História.
Local: Mini Auditório do CH
Dia 2 de dezembro
- Às 15h – Palestra da jornalista Andréa Gisele, intitulada: “Turbanteira: atitude e estilo”;
- Painel – “A beleza da Mulher negra”, de autoria da Rel. Públicas Priscila Estevão, integrante da Bamidelê e dos Fóruns da Juventude Negra (PB e Nacional);
- Às 16h – Oficina de Turbante (para participar, é preciso trazer lenços de cabeça).
Dia 5 de dezembro
- Às 16h – Painel sobre a Beleza dos cabelos crespos e cacheados, autoria da professora Marta Furtado;
- Às 17h – Desfile “Os belos cacheados e crespos do CH”, nas categorias Feminino, Masculino e LGBT. Para o desfile poderão se inscrever estudantes, funcionárias e docentes;
- Às 18h – Kizombada (festa afro) e Batismo do Bosque do CH.
Local: Bosque do CH
Simone Bezerrill/Ascom-CH