Campus Guarabira realiza seminário sobre formação de professores da Educação Básica
O Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizou, nessa quarta-feira (30), no Auditório do Centro de Humanidades (CH), o “1º Seminário Formação de Professores: realidade e desafios”.
O evento, cuja programação envolveu mesa redonda, minicursos e apresentações culturais, reuniu cerca de 150 estudantes do Curso de Pedagogia do Polo Guarabira, coordenado pela professora Mônica de Fátima Guedes de Oliveira. Dentre os participantes estava a primeira turma de formandos, uma das pioneiras do PARFOR no país, que receberá o grau acadêmico no próximo dia 12 de agosto.
O seminário teve início com um debate sobre a formação docente a partir do uso das novas tecnologias e do ensino a distância, proposto pelas professoras do Departamento de Educação do CH, Vanusa Valério dos Santos e Taíses Araújo da Silva Alves. Para Vanusa, como as novas tecnologias da comunicação é uma realidade da sociedade atual, é preciso que os professores busquem se inserir no contexto da era digital com a finalidade de adequar o conhecimento adquirido no cotidiano da sala de aula.
“O papel do professor é de orientar a melhor maneira de se utilizar a tecnologia, ou seja, ensinar o aluno a usá-la de forma crítica e produtiva. Por tal razão, é essencial a busca por uma renovação constante. É esse o principal desafio enfrentado pelo docente, pois é necessário prezar pelo fortalecimento da cidadania e dos valores culturais de um povo”, destacou a docente.
Ela ainda falou sobre a importância da formação continuada, através dos cursos de capacitação, para o desenvolvimento da educação mediante uma sociedade em contínua transformação. Também alertou sobre a diferença que pode existir entre a tecnologia e a metodologia de ensino: “nem sempre a introdução de uma nova tecnologia na sala de aula significa a adoção de uma nova metodologia. É fundamental refletir sobre a metodologia a ser trabalhada, pois a tecnologia em si não resolve o problema do baixo rendimento escolar”, explicou Vanusa.
Por sua vez, a docente Taíses Araújo da Silva refletiu sobre o desenvolvimento do Ensino a Distância (EAD) e a significância da criação, em 2005, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que possibilita a existência dessa modalidade de formação. Ela também explanou acerca dos conteúdos que regulamentam o PARFOR e citou o pioneirismo da UEPB, no estado, na adesão da proposta de formação de professores através do programa instituído pela UAB, em 2009.
“Desde o início, a UEPB acreditou e investiu no ensino a distância, enquanto as demais instituições públicas de ensino superior na Paraíba deixaram de lado essa possibilidade. Só depois de algum tempo é que perceberam a importância da UAB. Temos o compromisso de mostrar a todos que o projeto PARFOR vale apena. Hoje, o ensino a distância é uma realidade e pode sim ser feito com qualidade, contribuindo para a elevação da capacidade profissional de professores que estão em exercício”, destacou a Taíses.
O PARFOR trata-se de um programa emergencial, que fomenta, em parceria com as universidades, a oferta de turmas especiais em cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica para docentes da rede pública de ensino. Através do referido plano nacional, a UEPB disponibiliza cursos de graduação a 404 professores da Educação Básica, distribuídos nos campi de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Catolé do Rocha, Monteiro e Guarabira.
Simone Bezerrill/Ascom-CH