Campus Guarabira realiza seminário sobre formação de professores da Educação Básica

31 de julho de 2014

mesaO Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizou, nessa quarta-feira (30), no Auditório do Centro de Humanidades (CH), o “1º Seminário Formação de Professores: realidade e desafios”.

O evento, cuja programação envolveu mesa redonda, minicursos e apresentações culturais, reuniu cerca de 150 estudantes do Curso de Pedagogia do Polo Guarabira, coordenado pela professora Mônica de Fátima Guedes de Oliveira. Dentre os participantes estava a primeira turma de formandos, uma das pioneiras do PARFOR no país, que receberá o grau acadêmico no próximo dia 12 de agosto.plateia

O seminário teve início com um debate sobre a formação docente a partir do uso das novas tecnologias e do ensino a distância, proposto pelas professoras do Departamento de Educação do CH, Vanusa Valério dos Santos e Taíses Araújo da Silva Alves. Para Vanusa, como as novas tecnologias da comunicação é uma realidade da sociedade atual, é preciso que os professores busquem se inserir no contexto da era digital com a finalidade de adequar o conhecimento adquirido no cotidiano da sala de aula.

“O papel do professor é de orientar a melhor maneira de se utilizar a tecnologia, ou seja, ensinar o aluno a usá-la de forma crítica e produtiva. Por tal razão, é essencial a busca por uma renovação constante. É esse o principal desafio enfrentado pelo docente, pois é necessário prezar pelo fortalecimento da cidadania e dos valores culturais de um povo”, destacou a docente.

valériaEla ainda falou sobre a importância da formação continuada, através dos cursos de capacitação, para o desenvolvimento da educação mediante uma sociedade em contínua transformação. Também alertou sobre a diferença que pode existir entre a tecnologia e a metodologia de ensino: “nem sempre a introdução de uma nova tecnologia na sala de aula significa a adoção de uma nova metodologia. É fundamental refletir sobre a metodologia a ser trabalhada, pois a tecnologia em si não resolve o problema do baixo rendimento escolar”, explicou Vanusa.

Por sua vez, a docente Taíses Araújo da Silva refletiu sobre o desenvolvimento do Ensino a Distância (EAD) e a significância da criação, em 2005, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que possibilita a existência dessa modalidade de formação. Ela também explanou acerca dos conteúdos que regulamentam o PARFOR e citou o pioneirismo da UEPB, no estado, na adesão da proposta de formação de professores através do programa instituído pela UAB, em 2009.taíses

“Desde o início, a UEPB acreditou e investiu no ensino a distância, enquanto as demais instituições públicas de ensino superior na Paraíba deixaram de lado essa possibilidade. Só depois de algum tempo é que perceberam a importância da UAB. Temos o compromisso de mostrar a todos que o projeto PARFOR vale apena. Hoje, o ensino a distância é uma realidade e pode sim ser feito com qualidade, contribuindo para a elevação da capacidade profissional de professores que estão em exercício”, destacou a Taíses.

O PARFOR trata-se de um programa emergencial, que fomenta, em parceria com as universidades, a oferta de turmas especiais em cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica para docentes da rede pública de ensino. Através do referido plano nacional, a UEPB disponibiliza cursos de graduação a 404 professores da Educação Básica, distribuídos nos campi de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Catolé do Rocha, Monteiro e Guarabira.

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH