CH e 4º BPM firmam parcerias com diversos órgãos para ofertarem serviços de proteção aos Direitos Humanos
Com o objetivo de prestarem serviços de proteção aos direitos sociais, o 4° Batalhão de Polícia Militar e o Campus de Guarabira da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Referência em Direitos Humanos no Agreste Paraíba (CRDHAP), firmaram parcerias com diversos órgãos de justiça do Estado, além de conseguirem o apoio da Universidade de Salento, na Itália, da Escola Superior da Advocacia (ESA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para esta iniciativa.
Dentre as principais violações combatidas pela ação conjunta, destacam-se: violência contra a mulher, carência de serviços públicos e as diversas formas de preconceito. Algumas das atividades desenvolvidas pelo projeto são o registro de violações de direitos, a orientação às vítimas, o encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes e a assessoria jurídica. O atendimento terá início no dia 6 de janeiro e será realizado todas as segundas e quintas-feiras, no horário de 14h às 17h, na sala do CRDHAP.
O trabalho será prestado por policias militares, que também são estudantes do Curso de Direito do Centro de Humanidades. Segundo o coordenador do CRDHP, professor Luciano Nascimento da Silva, os alunos envolvidos no projeto terão a oportunidade de realizarem atividades de pesquisa, extensão e estágio supervisionado.
De acordo com o comandante do 4° BPM, tenente coronel Arilson da Silva Valério, “a iniciativa representa um grande passo para a Polícia Militar, que através desta oportunidade poderá articular uma série de medidas que irão influir diretamente na melhoria da segurança da população do Agreste e Brejo paraibanos”. Além disso, ressaltou o comandante que o projeto contribuirá para capacitar bem mais os policiais para a prestação de um serviço eficiente à população.
Simone Bezerrill / Ascom-CH