Campus III debate perspectivas para educação brasileira no 1º Encontro de Gestão, Políticas Públicas e Práticas Educativas

11 de outubro de 2016

dsc_0035-m2Com o objetivo de debater o processo educacional no contexto político atual, teve início nessa segunda-feira (10), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, o “1º Encontro de Gestão, Políticas Públicas e Práticas Educativas – perspectivas para educação brasileira”. O evento reúne professores universitários, docentes da Educação Básica, gestores e coordenadores escolares, além de estudantes de licenciaturas.

dsc_0046-pPromovido pelo Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH), a abertura da atividade acadêmica contou com as contribuições e experiências dos seguintes palestrantes: Patrícia Cristina Aragão, professora do Departamento de História do Campus I da UEPB; José Otávio da Silva, secretário de Educação do município de Caldas Brandão e professor do Curso de Pedagogia do CH; e Alcidema Santos, coordenadora de gestão escolar da Secretaria de Educação do município de Guarabira.

A professora Patrícia fez uma reflexão acerca dos desafios a serem enfrentados pela educação brasileira mediante à imposição de reformas educativas que atuam em direção a um retrocesso sociopolítico e cultural. Durante sua explanação, a docente levantou questões e problemáticas que norteiam diversos temas, dentre os quais estão: manutenção das políticas públicas, formação docente, práticas de ensino, identidade profissional do professor, direito à educação e escola sem partido.

“Este é um momento para refletir sobre os caminhos que devemos trilhar para driblarmos as incertezas e superamos os desafios impostos na contemporaneidade. As perspectivas de nossa educação é pensar o professor como um sujeito político e social, que dialoga com seu tempo e se constrói a cada dia com as vivências e experiências cotidianas. Também é educar para construir valores éticos e étnicos, bem como para dialogar com as diferenças e formar cidadãos críticos e ativos. Devemos lembrar sempre que a utopia só morre quando deixamos de acreditar”, disse Patrícia Cristina.

dsc_0039-oO enriquecimento do debate prosseguiu com a fala do professor José Otávio, que apresentou uma discussão a partir da relação entre a gestão de educação municipal e o trabalho desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986, que tem dentre outras finalidades defender a Educação Básica de qualidade como direito público, incentivar a formação dos Dirigentes Municipais de Educação (DME’s) e propor mecanismos para assegurar, prioritariamente, a Educação Básica numa perspectiva municipalista.

dsc_0038-a“Devemos lutar por uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade social para todos”, frisou o docente.

Por sua vez, a professora Alcidema Santos relatou sua experiência como coordenadora de gestão escolar, ressaltando a importância de se trabalhar em equipe, de modo participativo, transparente e democrático. “Trabalhar gestão é desafiante, mas muito instigante. Trata-se de ações construídas e efetivadas diariamente, buscando sempre a colaboração de toda a comunidade envolvida no processo educacional”, frisou.

Organizado pelas professoras Luciana Silva do Nascimento e Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira, o evento foi prestigiado pela chefe do Departamento de Educação, professora Verônica Pessoa, e pela coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Rita Rocha. Na ocasião, todas enfatizaram a alegria pela realização da primeira edição do referido encontro, sobretudo, pela oportunidade de travar um debate coletivo sobre questões levantadas e discutidas em sala de aula, tendo como eixo central a preocupação com o ensino e a formação docente diante de uma conjuntura política adversa.dsc_0032-m

A programação se estende até esta terça-feira (11), com rodas de diálogos, palestras e atividades culturais. Clique aqui e obtenha mais informações.

 

 Simone Bezerrill/Ascom-CH