Campus III debate desafios e perspectivas do ensino em 2º Workshop Geográfico Interativo

11 de junho de 2015

IMG-20150610-WA0007Com o tema “O professor de Geografia: o processo formativo e os desafios da docência em uma sociedade complexa e em constante transformação”, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, realizou, nessa quarta-feira (10), o 2º Workshop Geográfico Interativo. Durante o evento, professores, estudantes e convidados também festejaram o Dia do Geógrafo, tradicionalmente comemorado em 29 de maio.

 

O debate teve início com a mesa redonda intitulada “Desafios da formação do professor de Geografia: realidades vivenciadas e perspectivas futuras”. Para tratar a temática e refletir sobre a estrutura escolar, foram convidadas duas professores que atuam no Ensino Básico, Paula Pina e Maria Juliana Leopoldo Vilar. Ainda contribuíram com a discussão o professor Lanusse Salim Rocha Tuma, chefe do Departamento de Geografia do Centro de Humanidades, e as docentes Ana Glória Marinho, coordenadora do Curso de Geografia do CH, e Valéria Raquel, também lotada no CH.

 

IMG-20150610-WA0005Ao ressaltar a importância de se discutir o ensino de Geografia, a professora Paula Pina destacou as problemáticas que norteiam o referido campo e apontou possíveis alternativas voltadas para a melhoria da relação professor e aluno na sala de aula. Nesta direção, a docente Maria Juliana relatou que “o grande desafio é enfrentar uma condição física precária e os currículos fragmentados com conteúdos excessivamente genéricos”.

 

Já a professora Valéria Raquel enfatizou a necessidade de se investir cada vez mais na interação do professor com o aluno como forma de tornar o ensino de Geografia mais atrativo. Por sua vez, buscando valorizar e estimular a carreira docente, a professora Ana Glória frisou que a “Geografia é um instrumento de educação, de formação, de cidadania e de impulso para resgatar valores sociais e éticos em prol do bem comum”.IMG-20150610-WA0004

 

Para o professor Lanusse, a questão maior dos cursos de licenciatura está em conferir significância e espaço às novas realidades urbanas e rurais. “É fundamental se adaptar a esse novo cenário, que é configurado pelas tendências tecnologias e necessidades do mercado profissional”, disse o docente.

 

Lanusse Tuma ainda destacou que a segunda edição do workshop teve como objetivos principais disseminar o pensamento geográfico, promover o conhecimento e socializar as práticas científicas. O evento, que contou com o apoio do Centro Acadêmico Milton Santos, apresentou uma programação especial, pautada por palestras e minicursos compostos de temáticas diversificadas.

 

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH