Campus de Guarabira forma novos profissionais nas áreas de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia
Satisfação, alegria e orgulho. Esses foram os sentimentos refletidos nos olhares dos pais e professores dos 200 novos profissionais das áreas de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, durante a cerimônia de Colação de Grau realizada nessa terça-feira (21).
A concluinte Camila da Silva Nascimento, do Curso de História, fez a leitura do juramento, acompanhada por todos os demais formandos. A Oradora Oficial, Rosa Maria Marques Soares, do Curso de Direito, salientou a vivência dos estudantes concluintes durante os quatro anos de curso e enfatizou o orgulho pela concretização do objetivo alcançado.
“Agradecemos aos nossos pais, pelos esforços, e aos nossos professores, pelos ensinamentos transmitidos. É hora da prática, a qual jamais deverá ser desvinculada da teoria. Aprendendo e ensinando, fomos nos transformando em profissionais ao longo dos anos, mas também em cidadãos sabedores de nossos deveres. Temos que ser semeadores da justiça e da ética, com a finalidade de contribuirmos para a formação de uma nova sociedade”, discursou a oradora.
Homenageada como Paraninfa Geral das turmas concluintes do período letivo 2015.1, a servidora técnico administrativa aposentada, Ivone Maria da Silva Santos, foi conduzida à mesa de solenidade por uma Comissão Especial, composta pelos formandos Ednaldo dos Santos Pereira (Direito), Maria Rosália Rocha Cosme (Pedagogia), Ellen Hortência Silva Santos (História), Maricléia Clementino de Lima (Geografia) e Janaína da Costa Barbosa (Letras).
Emocionada, Ivone compartilhou a homenagem com todos os demais colegas de profissão, ao destacar a presteza, a qualidade e a dedicação ao trabalho desempenhado nas diversas instâncias do Centro de Humanidades. Ela também fez um apelo aos concluintes para que contribuam na configuração de uma sociedade mais democrática e igualitária. Ivone apresenta uma trajetória de lutas em prol de melhores condições de trabalho, seja quando esteve à frente a Associação dos Funcionários da Fafig, antiga Faculdade de Filosofia, seja atuando como presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB). “Todos nós temos um papel social, sobretudo vocês, portadores de uma formação política e cidadã. Acreditem e lutem por um meio social mais tolerante e solidário”, relatou a paraninfa.
Já o diretor do CH, professor Waldeci Ferreira Chagas, chamou a atenção dos recém-formados para o fato de que a vida é um constante exercício profissional, por isso é preciso continuar se renovando e buscando novos conhecimentos. “O ato de aprender é o que nos move. Por tal razão devemos ser humildes para continuarmos a aprender. Por outro lado, ser portador de um curso superior significa ir além da conquista de um título. Trata-se de uma possibilidade de lutar pelo respeito à diversidade étnica, cultural e geográfica existente em nosso país. Só a partir desse entendimento é que seremos capazes de transformar nosso meio social”, destacou Waldeci.
Por sua vez, o professor Eli Brandão fez uma explanação filosófica acerca do momento festivo. Para ele, o ato simbólico da celebração propicia uma oportunidade para refletir sobre toda uma trajetória de desafios superados e objetivos alcançados. Também incentivou os novos profissionais a continuarem na busca por novas conquistas.
“Hoje temos o fechamento e o início de um novo ciclo. Assim, mais uma etapa se inicia, com diferentes oportunidades, limites e escolhas. Os sonhos nunca podem acabar. Outros projetos devem ser traçados, pois os ciclos se renovam constantemente, e os desafios também, porém novos caminhos se descortinarão diante de cada um. E, lembram-se de que a maior nobreza a ser almejada é viver como cidadão ético e profissional respeitado, capaz de proporcionar melhorias para a sociedade. Nosso desejo é que os profissionais formados pela UEPB sejam sábios e honrados nas suas decisões”, disse o pró-reitor.
Presidente da cerimônia, o reitor Rangel Júnior externou sua alegria em conferir o grau acadêmico aos discentes do CH. Ele também parabenizou os concluintes pela vitória conquistada e a todos os envolvidos nesse processo, enfatizando o empenho dos pais e a dedicação dos professores. Ainda ressaltou que a ocasião era de extrema satisfação para a UEPB, ao frisar que, historicamente, a Instituição procura alternativas para contornar as crises visando proporcionar um ensino de qualidade aos seus alunos.
“Todos estão de parabéns, pois, assim como a UEPB, foram resistentes, persistentes e vitoriosos. Momentos difíceis sempre virão, porém é preciso ter capacidade para buscar novas possibilidades. Saliento que nossa universidade objetiva não apenas formar profissionais competentes, mas, principalmente, comprometidos com a causa social. Portanto, além de profissionais justos e responsáveis, sejam homens e mulheres promotores do bem. A luta deve ser pela coletividade, não só por um objetivo pessoal”, declarou o reitor.
Em seguida, houve a conferência do grau acadêmico. José Guilhardo de Castro foi o representante dos concluintes de Direito; Angeline Batista da Cruz representou os formandos do Curso de Geografia; Aline Pereira Santiago colou grau em nome da turma de História; a representante de Letras foi a estudante Ana Márcia Targino de Oliveira; já os concluintes do Curso de Pedagogia foram representados por Tamiris da Silva.
A solenidade também foi prestigiada pelo vice-diretor do CH, professor Francisco Fábio Dantas; pelo deputado estadual Raniery Paulino; pela diretora da 2ª Regional de Ensino, professora Márcia Amaral; pelo Vice-prefeito de Guarabira, José Antônio de Lima; pelo Comandante da Polícia Militar, Major Sinval Albuquerque da Silva; e pelo prefeito do município de Itapororoca, Celso Morais. Durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em memória da ex-coordenadora do Curso de História, Marisa Tayra, que faleceu em abriu deste ano.
Simone Bezerrill (Ascom-CH)