TURMAS 2014.1: Formandos do CH participam de cerimônia de Colação de Grau

13 de agosto de 2014

COLAÇÃO2Momentos de muita alegria e emoção. Esse foi o clima que marcou, nessa terça-feira (12), a cerimônia de Colação de Grau do período letivo 2014.1 das turmas concluintes do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira. Além de colocar no mercado de trabalho 140 novos profissionais das áreas de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia, o Centro de Humanidades (CH) conferiu grau acadêmico à primeira turma do Curso de Pedagogia/Parfor – Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, que está entre as pioneiras do programa no país.

 

Presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva, a cerimônia foi prestigiada pelo diretor do CH, professor Waldeci Ferreira Chagas; pelo vice-prefeito de Guarabira, José Antônio de Lima; pelo diretor da 2ª Gerência Regional de Ensino, professor Belarmino Mariano Neto; pela coordenadora geral do Parfor/UEPB, professora Adalgiza Razia; pelo diretor de ensino do Campus local do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Abdala Salomão; pelo bispo diocesano de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; e por vários professores dos cursos de licenciatura e bacharelado do Campus III.guarab2-300x199

 

Homenageada como paraninfa geral das turmas concluintes, a professora aposentada do Departamento de Letras do CH, Maria do Socorro Marques Oliveira, foi conduzida à mesa de solenidade por uma Comissão Especial, composta pelos formandos Vanessa Juliana Borges Epifânio (Direito), Marilene Pereira da Silva (Geografia), Teiky Raiany Souza de Almeida (História), Amanda Inácio Jerônimo (Pedagogia), Juliane Cândido da Silva (Letras) e Robson Wesslen de Sousa Silva (Pedagogia/Parfor).

 

guarab3-300x199A docente, que teve uma participação ativa na Instituição, tendo representado o CH em conselhos e comissões importantes, se emocionou ao relatar a satisfação com a homenagem concedida. “Não tenho palavras para expressar o orgulho que sinto. Considero este um dos momentos mais emocionantes da minha vida”, disse. Ela ainda discorreu sobre as dificuldades enfrentadas por cada um dos concluintes durante a trajetória acadêmica e ressaltou a necessidade de se incorporar não apenas uma postura profissional, mas, sobretudo, cidadã. “A acomodação não pode nunca existir. Sejam competentes na profissão que escolheram, mas também sejam compromissados com cidadania. É preciso lutar sempre por um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação”, destacou Maria do Socorro.

 

A concluinte Edy France Campos da Silva Monteiro, do Curso de Pedagogia/Parfor, fez a leitura do juramento, acompanhada por todos os demais concluintes. O Orador Oficial, João Paulo Bezerra, do Curso de Direito, salientou a vivência dos formandos durante os quatro anos de curso e enfatizou o orgulho pela concretização do objetivo alcançado, sem deixar de agradecer aos pais pelo incentivo, e aos professores pela transmissão e compartilhamento de conhecimentos. “De nada adiantará a realização de um sonho sem a força de sermos questionadores de nossa sociedade. Hoje é apenas o começo de muitos outros desafios, que devem ser constantemente enfrentados com paixão e coragem”, disse João Paulo.guarab4-300x279

 

O diretor do Centro de Humanidades, professor Waldeci Ferreira Chagas, alertou aos recém-formados os cuidados que se deve ter com o fazer a partir de agora. “Os aprendizados foram transmitidos. Chegou a hora de colocá-los em prática. O dever de cada um é exercer a profissão de forma ética e consciente. Ingressar na universidade significa ir além da conquista de um título. Trata-se de uma possibilidade de lutar e buscar transformações no nosso meio social”, destacou o diretor.

 

guarab5-300x281O professor Eli Brandão, que representou o reitor Antônio Guedes Rangel Junior, fez uma reflexão filosófica acerca daquele momento festivo. Salientou que a cerimônia de colação de grau significa, ao mesmo tempo, o fechamento e o início de um novo ciclo, condição esta, segundo ele, inerente à vida humana em todas suas instâncias. Ainda apontou três variáveis que sempre irão estar presentes em cada nova etapa: “as oportunidades apresentadas”, “os limites impostos pela realidade” e as “escolhas a fazer”.

 

“Nosso desejo é que os profissionais formados pela UEPB sejam sábios, éticos e honrados nas suas escolhas, mas, principalmente, sejam homens e mulheres promotores do bem-estar social. Os ciclos continuarão, os desafios também, porém novos caminhos se descortinarão diante de cada um”, frisou o pró-reitor.guarab6-300x199

 

Em seguida, houve a conferência do grau acadêmico. Bárbara Kelly Marques Pereira Ferreira foi a representante dos concluintes de Direito; Maria da Luz Ferreira Leal representou o curso de Geografia; os formandos de História foram representados por Laianny Cordeiro Silva de Souza; Rayany Aquino Borges recebeu o grau em nome dos concluintes de Pedagogia; os formandos de Letras foram representados por José Thiago Xavier da Silva, e Antônia Maria Coutinho Serafim foi incumbida de representar a turma de Pedagogia/Parfor.

 

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH