Campus de Guarabira forma novos profissionais nas áreas de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia

27 de março de 2014

Mesa-CH-300x166Emoção, satisfação e orgulho. Esses foram os sentimentos refletidos nos olhares de professores, pais e formandos durante a realização, nessa quarta-feira (26), da cerimônia de Colação de Grau do período letivo 2013.2 dos concluintes do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. O Centro de Humanidades (CH) formou 140 novos profissionais, distribuídos entre os cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia.

Presidida pelo reitor da UEPB, professor Antônio Rangel Junior, a solenidade teve início com a apresentação do Hino Nacional, cantado pela maestrina do Coral Luz Encanto, Rosana Diogo de Lima. Em seguida, o concluinte Pompeu Bezerra de Melo, do Curso de Direito, fez a leitura do juramento, acompanhado por todos os formandos dos cinco cursos.Orador-300x229

O orador oficial das turmas concluintes, Paulo Gracino da Silva, do Curso de História, encantou a todos ao proferir um discurso poético construído em forma de cordel. A cada verso, o orador trazia uma reflexão sobre a vivência dos formandos do CH. Embora não tenha deixado de ressaltar as lutas, as dificuldades e os desafios enfrentados durante o percurso acadêmico, Paulo enfatizou, em nome de todos os concluintes, o orgulho pela concretização do objetivo almejado e fez um agradecimento especial aos docentes do Campus III, pelos conhecimentos transmitidos, e aos funcionários das coordenações de cada curso.

Outro momento emocionante se deu com o anúncio da paraninfa geral. Com 101 anos de idade, mas com lucidez e vitalidade, a professora Maria Eulália Cantalice Cavalcante foi conduzida à mesa de solenidade por uma comissão formada pelos concluintes Talyta Maria Aguiar Ribeiro (Direito), Maria Kalinne Lino Silva (Geografia), Francinaldo Augusto Gomes (História), Cleonice do Nascimento Silva (Pedagogia) e Adailma Moura Melo (Letras).

Paraninfa-199x300Admirada e querida professora de Guarabira, onde atuou em diversas escolas, tendo contribuído para a formação de várias gerações, Maria Eulália destacou a alegria em participar da cerimônia e fez questão de frisar a importância da educação como instrumento de transformação social ao parabenizar os formandos pela conquista. “A vitória é grande, é uma vitória da educação, que eleva e dignifica”, disse a paraninfa. Na cerimônia, ela também foi homenageada pela Associação Guarabirense de Imprensa (AGI), com a entrega do troféu “Mulher em Foco”.

Em discurso, o reitor Rangel Junior externou sua satisfação em conferir o grau acadêmico aos discentes do CH, relatando que “a cerimônia representa uma renovação e a esperança de um futuro melhor, o início de um novo ciclo para cada um dos formandos”. Também ressaltou o empenho da UEPB para buscar levar um ensino de qualidade aos seus alunos, destacando que para a instituição o importante não é apenas formar profissionais competentes, mas, sobretudo, contribuir para a construção de cidadãos comprometidos com a causa social.

“Nós que fazemos a UEPB nos orgulhamos dos profissionais que colocamos no mercado de Reitor-discurso-300x161trabalho. Mas é preciso que cada um tenha consciência da sua condição cidadã, que vá além, que seja capaz de batalhar por um mundo mais justo. A luta não deve ser apenas por um objetivo pessoal, mas também pela busca de uma realização social coletiva”, disse o reitor.

Em seguida, houve a conferência do grau acadêmico. Vanina Santiago de Freitas Albuquerque foi a representante dos concluintes de Direito; Francisca Aline Pereira Barbosa representou o curso de Geografia; os formandos de História foram representados por Renata Gonçalves de Souza; Maria Dalva da Silva Cruz recebeu o grau em nome dos concluintes de Pedagogia; já os formandos de Letras foram representados por Juliana do Nascimento Pereira.

Waldeci-300x230O diretor do Centro de Humanidades, professor Waldeci Ferreira Chagas, lembrou os formandos de que os desafios que enfrentarão a partir de agora serão outros: “os aprendizados foram transmitidos, agora chegou a hora de colocá-los em prática”, destacou. Waldeci também enfatizou a questão da transformação social pela ótica da formação da cidadania, destacando que para isso é fundamental o respeito pela diversidade geográfica, ética e cultural do país.

Além do reitor Rangel Júnior; do diretor do Campus III, professor Waldeci Ferreira; e da paraninfa geral, professora Maria Eulália; compuseram a mesa de solenidade o vice-prefeito de Guarabira, José Antônio de Lima; o diretor da 2ª Gerência Regional de Ensino, professor Belarmino Mariano Neto; a professora Severina Madalena; o presidente da OAB Regional, Antônio Teotônio de Assunção; a diretora do Colégio da Luz, professora Josefa Diogo; e representando os servidores técnico-administrativos, o senhor Baltazar Filho.

 

 

Simone Bezerrill / Ascom-CH