Campanha para arrecadação de livros em prol de construção de biblioteca prossegue no Centro de Humanidades
A campanha para a arrecadação de livros promovida pelo Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste da Paraíba (CRDHA), já recebeu uma média de 100 doações. O objetivo é instalar uma biblioteca de literatura infanto-juvenil no bairro Mutirão, em Guarabira.
A iniciativa partiu do projeto “Direitos Humanos e Justiça Social: política pedagógica universitária de ensino, pesquisa e extensão”, coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Jurídicas do Centro de Humanidades (CH), Luciano Nascimento da Silva. A meta da campanha é arrecadar, no mínimo, dois mil livros.
A biblioteca será construída nas dependências da Fundação Centro Unificado de Capacitação e Arte (FUNDCUCA), entidade sem fins lucrativos que há 15 anos atende crianças e adolescentes carentes do município. Os interessados em colaborar com a campanha podem fazer suas doações, nas segundas, terças ou quartas-feiras, na sala do CRDHA, localizada no Centro de Humanidades.
De acordo com o professor Luciano, o desenvolvimento de ações sociais no bairro Mutirão justifica-se pelo fato de se tratar de uma comunidade onde as condições de cidadania são praticamente inexistentes. A primeira ação executada na localidade foi a implantação, na FUNDCUCA, de um espaço de acesso à internet, denominado “Ilha da Cidadania”. Outras metas do projeto são a construção de um miniauditório e a inauguração do “Observatório dos Direitos Humanos”, um serviço de disque denúncia de ofensa e violação dos direitos.
“O nosso projeto de pesquisa tem como objetivo principal a educação em Direitos Humanos como afirmação de uma pedagogia humanista traduzida no pensamento da interdisciplinaridade. Além das iniciativas na área social, temos como finalidade específica a implementação da disciplina Direitos Humanos na grade curricular do Curso de Direito do CH”, relatou o docente.
Simone Bezerrill/Ascom-CH