Aula inaugural marca início de curso de Filosofia no Campus de Guarabira

15 de julho de 2013

slide-licenciatura-filosofiaTiveram início nesse sábado (13) as primeiras aulas do curso de Licenciatura em Filosofia no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

A aula inaugural foi proferida pelo coordenador geral do Programa de Filosofia, professor Luciano Albino, que ressaltou a importância acadêmica e social de um curso de Filosofia para Guarabira e cidades circunvizinhas. “Esta formação passou a ser uma exigência para o ensino básico e não existem profissionais graduados nesta área para atender a crescente demanda regional”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o diretor do Centro de Humanidades, professor Belarmino Mariano Neto e a coordenadora do Parfor – Polo Guarabira, professora Mônica de Fátima Guedes de Oliveira. Os “feras” foram recepcionados, com um café da manhã, pelas turmas de Licenciatura em Pedagogia.luciano

O Parfor trata-se de um programa emergencial que oferta vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para que professores em exercício na rede pública de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O curso terá duração de três anos e meio, com aulas sempre aos sábados. A turma, composta por 40 alunos, é formada por professores que ainda não têm curso superior ou atuam em disciplinas diferentes da sua primeira formação na rede básica de ensino do Estado e municípios da Paraíba.

todosO programa, implantado a partir da colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os estados, os municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES), fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica.

Nesse primeiro momento, o projeto contempla professores que atuam em escolas públicas do Brejo paraibano. A proposta é que futuramente o curso seja estendido para outros campi da UEPB.

Todos os professores pertencem aos quadros da UEPB. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica oferece, no total, 630 vagas para cursos presenciais que serão ofertados pela Universidade Estadual da Paraíba e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), para as áreas de Educação Física, Filosofia, Física, Matemática e Química.

Para concorrer a uma vaga nos cursos ofertados, os docentes tiveram que acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), onde realizaram os seus cadastros e inscrições.