Aula inaugural marca início de curso de Filosofia no Campus de Guarabira
Tiveram início nesse sábado (13) as primeiras aulas do curso de Licenciatura em Filosofia no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).
A aula inaugural foi proferida pelo coordenador geral do Programa de Filosofia, professor Luciano Albino, que ressaltou a importância acadêmica e social de um curso de Filosofia para Guarabira e cidades circunvizinhas. “Esta formação passou a ser uma exigência para o ensino básico e não existem profissionais graduados nesta área para atender a crescente demanda regional”, disse.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o diretor do Centro de Humanidades, professor Belarmino Mariano Neto e a coordenadora do Parfor – Polo Guarabira, professora Mônica de Fátima Guedes de Oliveira. Os “feras” foram recepcionados, com um café da manhã, pelas turmas de Licenciatura em Pedagogia.
O Parfor trata-se de um programa emergencial que oferta vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para que professores em exercício na rede pública de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O curso terá duração de três anos e meio, com aulas sempre aos sábados. A turma, composta por 40 alunos, é formada por professores que ainda não têm curso superior ou atuam em disciplinas diferentes da sua primeira formação na rede básica de ensino do Estado e municípios da Paraíba.
O programa, implantado a partir da colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os estados, os municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES), fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica.
Nesse primeiro momento, o projeto contempla professores que atuam em escolas públicas do Brejo paraibano. A proposta é que futuramente o curso seja estendido para outros campi da UEPB.
Todos os professores pertencem aos quadros da UEPB. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica oferece, no total, 630 vagas para cursos presenciais que serão ofertados pela Universidade Estadual da Paraíba e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), para as áreas de Educação Física, Filosofia, Física, Matemática e Química.
Para concorrer a uma vaga nos cursos ofertados, os docentes tiveram que acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), onde realizaram os seus cadastros e inscrições.