Aula inaugural marca início das atividades do Mestrado Profissional em Letras no Centro de Humanidades
Tiveram início, nessa quinta-feira (29), as atividades do primeiro mestrado implantado no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, com aula inaugural proferida pelo professor Gilton Sampaio de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Com o tema “Linguagens e Letramentos no PROFLETRAS”, o professor convidado ressaltou o empenho do CH e do Departamento de Letras para se constituir em um polo do programa no Estado. Em seguida, destacou que as pesquisas dos mestrandos devem estar voltadas para os estudos que enfoquem abordagens sobre o letramento, entendido como usos e práticas sociais das linguagens.
Durante sua explanação sobre como funciona o PROFLETRAS, explicando a área de concentração do mestrado e os enfoques teórico-metodológicos seguidos pelas duas linhas de pesquisa apresentadas, o docente enfatizou que os trabalhos, que não precisam ser necessariamente uma dissertação, devem ser direcionadas para o processo de ensino-aprendizagem e conferir prioridade às especificidades locais.
“A região polarizada por Guarabira representa um importante celeiro de estudos que deve ser prioridade nos projetos desenvolvidos”, frisou o professor.
Também estiveram presente na cerimônia a Pró-reitora de Graduação e Pesquisa, professora Marcionila Fernandes, o diretor do CH, professor Belarmino Mariano Neto, e as coordenadoras do PROFLETRAS polo Guarabira, professoras Rosilda Alves Bezerra e Maria de Fátima de Souza Aquino, além da coordenadora do Curso de Letras, professora Maria Suely da Costa.
De acordo com a pró-reitora, a iniciativa representa um avanço do campus III e uma conquista significante para uma possível transformação da realidade da região, pelo fato de se investir na melhoria do ensino básico fundamental. “É um orgulho para a UEPB contribuir com a formação dos professores, dada as dificuldades da nossa realidade escolar”, disse a professora Marcionila.
O professor Belarmino Mariano destacou a atuação dos professores de Letras nos últimos cinco anos, que conseguiram implantar quatro especializações e um mestrado. Também chamou a atenção da turma egressa para que se envolva nesse programa de mestrado profissional, salientando que se trata de mestrandos pioneiros do CH.
As professoras Rosilda Alves e Maria de Fátima relataram sobre a satisfação que têm com a concretização do PROFLETRAS e parabenizaram os 25 candidatos aprovados entre os 297 inscritos na seleção.
O curso
A UEPB, através do Centro de Humanidades, é um dos três polos do Estado e um dos 87 institutos de ensino superior do país que estabeleceram parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição coordenadora do referido Programa de Pós-graduação. Teve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que lhe atribuiu conceito 4 (quatro).
O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.
O PROFLETRAS apresenta as seguintes linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino, e Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.
Nesse primeiro período, as aulas acontecem duas vezes por semana, toda quinta e sexta-feira, das 8h às 12h.