Atividades do 3º Seminário de Letras prosseguem com palestra sobre escritora afro-brasileira

26 de setembro de 2014

DSC_0031Dando prosseguimento às atividades do 3º Seminário de Letras, no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, foi ministrada, nessa quinta-feira (25), a palestra “Vida e obra de Carolina Maria de Jesus”, proferida pela professora Sueli Meira Liebig, lotada no Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH).

No ano em que se comemora o centenário de nascimento da escritora afro-brasileira Carolina Maria de Jesus, que morreu pobre e esquecida num sítio localizado no interior do estado de São Paulo, a docente destacou sua trajetória de vida e abordou aspectos de sua escrita confessional acerca dos abusos e preconceitos sociais vivenciados.

“Abordando a problemática racial/social/sexual pelo viés autobiográfico, Carolina Maria de Jesus conta em seus “diários” sua infância e seu sofrimento em meio ao caos da desordem social do favelado, numa narrativa fiel da vida de um ser humano triplamente discriminado por ser negra, pobre, mulher e semianalfabeta”, relatou Sueli.  DSC_0036

Mineira do município de Sacramento, Carolina é autora do grande sucesso editorial “Quarto de despejo” (1960). Segundo a professora Sueli, a escritora é estudada nos mais importantes departamentos de “Black Studies” dos cursos de graduação e pós-graduação dos EUA, embora sua literatura não tenha recebido o mesmo reconhecimento no Brasil.

Com o tema “As Letras pedem passagem nas interfaces do erudito e do popular”, o seminário objetiva transitar pelos mais diversos campos literários e conferir espaços aos representantes e disseminadores da cultura nordestina, em especial ao escritor Ariano Suassuna. O evento, que será encerrado nesta sexta-feira (26), dispõe de uma ampla programação que envolve mesas redondas, palestras, minicursos, oficinas, apresentações culturais e lançamento de livros.

 

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH