Encerram-se nesta quinta-feira as inscrições para Universidade Aberta à Maturidade no Polo Guarabira
Encerram-se nesta quinta-feira (26) as inscrições para os idosos interessados em participar da primeira turma da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) no Polo Guarabira. Trata-se de uma parecia entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Campus III, e a Prefeitura Municipal de Guarabira. A aula inaugural será realizada no dia 9 de março, no Auditório do Centro de Humanidades (CH).
As vagas são destinadas às primeiras 50 pessoas acima de 60 anos de idade que comparecerem ao prédio do Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC), localizado no Bairro Novo, em Guarabira. Para realizar a inscrição, que é gratuita, o candidato deve entregar xerox da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), um comprovante de residência, além de uma foto 3×4. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 327-4080 ou pelo e-mail uama@uepb.edu.br .
Parceria
Para a parceria ser confirmada, a UEPB colocou à disposição da UAMA o corpo docente do CH. Em contrapartida, a Prefeitura se comprometeu com a estrutura física para a realização das aulas e atividades práticas. De acordo com o coordenador da Comissão Institucional Especial para Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM), professor Manoel Freire de Oliveira Neto, o curso será composto por disciplinas obrigatórias e optativas, distribuídas nos seguintes eixos temáticos: “Saúde e Qualidade de vida”, “Educação e Sociedade”, “Cultura e Cidadania”, “Arte e Lazer”.
“Nosso objetivo é dar continuidade ao projeto que se iniciou no Campus I, levando-o a todas as cidades onde a UEPB detém campus universitário. Visamos, sobretudo, possibilitar aos idosos à participação em aulas de formação, nas quais possam trocar experiências e aprofundar os conhecimentos gerais, principalmente os relacionados ao envelhecimento e à qualidade de vida”, explicou o coordenador da UAMA.
O curso, que totalizará dois anos de duração, terá aulas ministradas duas vezes por semana. A Universidade Aberta à Maturidade, criada há quatros pela UEPB, foi implantada para atender a demanda educativa de idosos, tendo como objetivo contribuir na melhoria das capacidades pessoais, funcionais e socioculturais.
Simone Bezerrill/Ascom-CH