UEPB recebe representantes do Québec para articular parcerias e realizar palestra sobre moradia e estudo no Canadá

12 de julho de 2024

Oportunidades de crescimento profissional, amadurecimento pessoal, aperfeiçoamento acadêmico, são diversas as motivações que levam as pessoas a buscar novas vivências em outros países. Por entender a importância de investir em ações que possibilitem a estudantes e docentes experiências em outros países, é que a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem fomentado diversos acordos de cooperação com instituições estrangeiras. Nessa perspectiva, foi realizada, nesta quinta-feira (11), no Câmpus V da UEPB, uma reunião, seguida de palestra, com a participação dos representantes do Escritório do Québec em São Paulo (BQSP), Hércules Kuster e Frederico Chagas, respectivamente, adido em promoção e prospecção e assistente em promoção e prospecção.

Além dos representantes do Québec, participaram da reunião, o coordenador da CoRI, professor Cláudio Lucena; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, professor Cleber Salimon; a presidente do Conselho Diretor da Aliança Francesa, Fátima Araújo; o diretor da Aliança Francesa, Arnaud Bechade e o professor do Centro de Educação da UEPB, Eduardo Onofre.

Na ocasião, foram apresentadas as principais demandas de trabalho no Québec e as possibilidades de cursos para estudantes e aperfeiçoamento docente na Província canadense. Também foram articuladas novas parcerias com a UEPB para o estabelecimento de futuros acordos de cooperação com o Canadá a partir do perfil socioeconômico e dos interesses da comunidade acadêmica.

Durante a palestra, os representantes do Québec apresentaram as principais oportunidades para trabalho e estudo temporário na Província canadense, com destaque para cursos na área de saúde, sobretudo enfermagem, tecnologia da informação, engenharias e formações no ramo de usinagem. Como o francês é o idioma oficial desta Província, dominar essa língua, de acordo com os palestrantes, é um diferencial. Por isso, essas palestras são realizadas com o objetivo de realizar um trabalho de longo prazo voltado à prospecção de pessoas interessadas para que elas possam vislumbrar essa possibilidade de imigração temporária e adquirir conhecimentos necessários para participar dos processos seletivos.

Texto e fotos: Juliana Marques