UEPB filia-se à Associação de Universidades de Língua Portuguesa e pode concorrer a editais de financiamento

25 de junho de 2013

A Universidade Estadual da Paraíba tornou-se, desde o início de junho, a primeira instituição paraibana filiada à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), organização internacional que reúne oito países de língua portuguesa, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, e a região administrativa especial de Macau.

Um dos benefícios conquistados com a filiação da Universidade Estadual à AULP é a autorização para docentes e discentes da Instituição participarem do Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional (Pró-Mobilidade Internacional). A iniciativa destina-se à estruturação, fortalecimento e internacionalização dos Programas de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação das universidades integrantes da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Por meio deste edital, que contempla as diversas áreas do conhecimento, discentes e docentes de graduação e pós-graduação, matriculados ou que façam parte do quadro de efetivos da instituição, poderão ter projetos aprovados e receber bolsas de pesquisa e intercâmbio em instituições associadas à AULP.

Outras informações: http://aulp.org

Prêmio Fernão Mendes Pinto

Além disso, com a filiação à AULP, os estudantes de mestrado e doutorado da UEPB também poderão concorrer ao Prémio Fernão Mendes Pinto, organizado pela associação em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que pretende premiar anualmente uma tese de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa. O valor do Prêmio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) destinados ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões.

Mais informações: http://aulp.org/parcerias/premios/5740-premio-fernao-mendes-pinto-edicao-2013