UEPB do Litoral ao Sertão: servidores da Instituição contribuem com o desenvolvimento do Estado da Paraíba
Na semana em que é celebrado o Dia do Servidor Público e da Servidora Pública, e alguns dias após o Dia dos Professores e Professoras, além dos 36 anos de Estadualização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), relatos da trajetória de docentes e de técnicos e técnicas administrativos(as) da Instituição evidenciam o impacto significativo destas pessoas na construção de um modelo de educação que há anos promove ações de ensino, pesquisa e extensão com foco nas competências acadêmicas, profissionais e humanas contribuindo com o desenvolvimento do Estado da Paraíba.
Farmacêutica industrial com 14 anos de atuação profissional na UEPB, Lidiane Correia atua no Departamento de Farmácia, do Câmpus de Campina Grande, auxiliando não apenas nas atividades de ensino, mas, envolvida nas pesquisas e coordenando os projetos de extensão, como o “Orientações às pessoas que usam cannabis sativa medicinal na cidade de Campina Grande-PB” e “Dispensação dos medicamentos anti-hipertensivos para os pacientes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Professora Odete Leandro na UEPB”. Com essas ações, a técnica administrativa lembra que, enquanto farmacêutica, é possível colaborar em diversas etapas no que diz respeito ao uso racional de medicamentos, desde uma simples informação de como preparar corretamente um chá, até fornecendo informações mais aprofundadas.
“Poder contribuir com a formação de centenas de pessoas que desenvolvem habilidades, posteriormente colocadas a serviço da população paraibana, tem sido uma grande satisfação e um privilégio que a UEPB proporciona à equipe de profissionais do Departamento de Farmácia. Outra grande satisfação é ver ex-estudantes que acompanhamos se tornando grandes profissionais e docentes. Essa percepção, evidencia a importância da UEPB tanto para o nosso Estado como para sociedade”, analisa Lidiane.
Também com esse olhar, que vai para além das obrigações inerentes ao cargo que ocupa, a técnica de laboratório do Câmpus V, em João Pessoa, Liliane de Jesus, reúne experiências de coordenação e participação em projetos de extensão que dialogam com sua formação (graduação em Biologia, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorado, em curso, em Ecologia e Conservação). A técnica administrativa já coordenou ações extensionistas com foco na Educação Ambiental em escolas, em Areia Vermelha e hoje atua num projeto voltado a crianças com Trissomia do 21.
Contemplada com algumas iniciativas que beneficiam servidores(as) da UEPB, Liliane, que possui um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e usufruiu do afastamento para a realização do Mestrado e, atualmente, tem redução de carga horária para cursar o doutorado, reforça a importância dessas ações para a qualificação de profissionais, o que é apontado por ela como um diferencial na carreira.
“Essa redução de carga horária me possibilitou cursar o mestrado e, agora, permite que eu prossiga minha formação no doutorado na UEPB, sem deixar de atuar no laboratório ao qual sou vinculada, nas pesquisas e nas ações extensionistas, o que é importante porque entendo que é o meu papel enquanto servidora pública de uma instituição educacional de nível superior. A educação é a base de tudo em nossa sociedade. Ter um curso de graduação é o que vai fazer a diferença na vida de muitas famílias. E no caso da UEPB eu avalio que qualquer um que passe por ela, como estudante ou profissional, vai reconhecer a importância dessa Instituição para a sociedade paraibana”, declara Liliane.
O professor do curso de Administração do Câmpus VII, em Patos, Odilon Avelino, também tem empreendido ações que demonstram a vocação de servidor público para contribuir com o desenvolvimento do Estado a partir de ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas no âmbito da UEPB. Desde 2007, quando assumiu o cargo de docente na Universidade, Odilon tem buscado promover eventos, coordenar projetos de pesquisa e extensão e oferecer aos estudantes conteúdos que permitissem a consolidação do curso do qual faz parte desde a fundação.
Uma dessas experiências é o projeto que utiliza o karatê como instrumento de inclusão social, que já tem 16 anos e mais de 200 conquistas em competições, além de contribuir para a mudança de vida de jovens que se encontravam em condições de vulnerabilidade e que hoje se transformaram em atletas profissionais que lutam em eventos de boxe, kickboxing, Muai Thay, Karate e MMA, no âmbito nacional e internacional. O docente também desenvolve um projeto que busca tratar dos custos da cesta básica, com a demonstração da evolução dos preços da cesta básica ao longo do tempo, afetando a vida de consumidores. Todas essas ações de ensino, pesquisa e extensão, somadas às iniciativas de servidores e servidoras do Câmpus VII, contribuem com o fortalecimento da UEPB no Sertão paraibano e possibilitam, dentre outras questões, a introdução de profissionais qualificados no cenário local e o desenvolvimento regional.
“Enquanto docente, sempre busquei fazer o máximo para que os estudantes mantivessem acesa a chama do saber. Sempre os provocando a buscarem adquirir cada vez mais conhecimento. Não só na área que eu leciono, mas em todas as áreas importantes para a formação deles buscando sempre realizar atividades práticas que fizesse eles utilizarem os ensinamentos teóricos na prática. Hoje me sinto muito feliz e realizado em fazer parte da UEPB e continuarei trabalhando para que nossa Universidade fique cada vez melhor. Lembrando que não fazemos nada sozinhos. Ao longo desses anos contei com a ajuda de colegas que me ensinaram, me ajudaram, me motivaram e que estão comigo nos momentos mais críticos. Cada pessoa faz sua parte e contribui para que o Câmpus se consolide”, resume Odilon.
Assim como o professor Odilon, o assistente administrativo Arcanjo Cavalcanti Neto também desenvolve, há 15 anos, ações com foco no desenvolvimento de projetos esportivos junto à comunidade acadêmica do Câmpus VI, em Monteiro, onde foi nomeado como coordenador de esportes. Além da promoção de eventos e competições internas, o servidor implementou o apoio ao basquete comunitário no município, criou a Liga Monteirense de Basquete e uma equipe de basquete máster, que foi vice-campeã paraibana de basquete máster + 50 anos por dois anos consecutivos.
“Nós, como servidores de uma instituição tão renomada como a UEPB, temos o dever de estimular, multiplicar e promover as atitudes saudáveis, tais como: bons hábitos alimentares, a meditação, o sono restaurador, a prática de exercícios e o esporte, que proporciona resistência, flexibilidade, aumenta a autoestima, desenvolve disciplina, estimula senso de cooperação, tornando cada pessoa mais sociável. A condição física saudável tornou-se um dos principais marcadores da saúde em todas as idades e esta é a minha filosofia”, revela Arcanjo.
Com essas iniciativas o técnico administrativo evidencia que uma das vocações de profissionais atuantes no serviço público para fazer a diferença na sociedade está relacionada ao aprimoramento do caráter, à disciplina nas ações e o cultivo de hábitos de vida saudáveis. Arcanjo reforça a satisfação de integrar ações empreendidas pela UEPB para proporcionar conhecimento e cultura, sobretudo para aqueles e aquelas que não teriam condições de ter acesso à educação superior.
Servidora pública com quase 30 anos de atuação na UEPB, a reitora da Instituição, professora Celia Regina Diniz, evidencia a gratidão e reconhecimento pelo trabalho e dedicação de servidores e servidoras no desenvolvimento de atividades fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Além disso, a gestora avalia que a oferta de serviços de qualidade, eficiência e transparência é essencial para o funcionamento adequado da UEPB nos oito câmpus, 12 Centros de Ensino e duas escolas agrotécnicas.
“Neste dia, além de celebrar o trabalho dessas e desses profissionais altamente qualificados na UEPB, quero reforçar o compromisso da instituição em apoiar e valorizar seus servidores e servidoras. Reconhecemos os desafios enfrentados e estamos empenhadas em propiciar sempre um ambiente de trabalho saudável e com oportunidades de qualificação profissional. Agradeço pela dedicação e profissionalismo no fortalecimento da nossa UEPB e para o bem-estar de todas as pessoas que atendemos”, declara a reitora.
Com mais de 1.500 profissionais que se dedicam a atender a comunidade acadêmica formada por mais de 18 mil estudantes de cursos técnicos, tecnólogo, graduação e pós-graduação nos oito câmpus, a UEPB tem aprimorado suas condutas e processos não apenas na busca por promover melhorias nos resultados e índices acadêmicos, mas, na modernização e aperfeiçoamento de condutas com o amparo de servidores(as) de excelência que cumprem suas funções para que a Instituição possa contribuir com enfrentamento de desigualdades sociais e prestar o devido retorno à sociedade paraibana de forma eficaz, transparente e empática.
Além disso, docentes e categoria técnica administrativa da UEPB são responsáveis por integrar mais de 200 grupos de pesquisa vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), implementar mais de 500 projetos de iniciação científica e obter aportes financeiros de órgãos de fomento para executar ações nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.
Estas iniciativas buscam apresentar soluções para questões que impactam na vida de paraibanos e paraibanas, como o desenvolvimento de técnicas de baixo custo para o tratamento da água; a implementação de recursos tecnológicas para a saúde com a gestão do Núcleo de Tecnologia em Saúde (Nutes); o aperfeiçoamento da formação de docentes da educação básica paraibana; o assessoramento em questões relacionadas à inovação, por meio da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec); soluções aplicadas ao setor alimentício; estudos sobre o fenômeno migratório e a situação dos(das) refugiados(as) no país, dentre outras temáticas relevantes.
Para alcançar tais resultados há uma série de iniciativas empreendidas pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) que buscam oferecer à categoria de servidores e servidoras da Instituição um ambiente de trabalho seguro e confortável para desenvolver as atividades profissionais. Dentre as ações, está a possibilidade da jornada de trabalho híbrida para a categoria técnica administrativa, com prioridade para pessoas com deficiência, mães de crianças menores, gestantes, lactantes e servidores(as) em situação de pré-aposentadoria. Estes três últimos grupos ainda gozam de uma carga horária remota maior que a presencial em relação aos(às) demais servidores(as).
Também são empreendidas campanhas e ações voltadas a servidores(as) com foco na saúde mental; rodas de diálogo e oficinas sobre a maternidade, para servidoras gestantes e mães de crianças na primeira infância; atividades relacionadas a campanhas como o abril verde (prevenção de acidentes e doenças ocupacionais) e outubro rosa (prevenção ao câncer de mama); parcerias intersetoriais e para a oferta de cursos de idiomas e outras atividades de aperfeiçoamento; eventos em colaboração com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão com foco nas pessoas com deficiência; escuta psicológica; programa de preparação para a aposentadoria, dentre outras iniciativas..
Ao analisar a importância da atuação desses(as) servidores(as) públicos(as) na consolidação das ações da UEPB diante de um cenário em que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022, a Paraíba registrou a maior desigualdade econômica do Brasil, inserida num contexto brasileiro de disparidades sociais, o papel desempenhado por cada pessoa que contribui para o enfrentamento dessa realidade, a partir do seu fazer acadêmico e profissional especializado, subjaz o simples exercer de um ofício e representa um modo de viver em sociedade.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Codecom/Arquivo Pessoal/Divulgação