UEPB apoia curso sobre uso estratégico de patentes com foco no setor farmacêutico

6 de março de 2014

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é um das instituições a apoiar a edição paraibana do curso “Busca, análise e uso estratégico de patentes com foco no setor farmacêutico”, que será realizado no dia 5 de maio, das 8h30 às 16h30, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, tenho como ministrante o farmacêutico bioquímico Henry Suzuki.

O ministrante do curso, Henry Suzuki, é agente da propriedade industrial, sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, com centenas de estudos de liberdade de comercialização, apoiou o processo de desenvolvimento de dezenas de produtos e tecnologias na área Farmacêutica e ministrou diversos cursos em todo o país relacionados ao uso estratégico de patentes.

A vinda de Henry Suzuky à Paraíba foi viabilizada pelo professor da UEPB, Francisco Jaime Mendonça Junior, que convidou o pesquisador para ministrar este curso considerando a relevância da temática em questão não só para os pesquisadores e profissionais da área farmacêutica mas os interessados em aprofundar os conhecimentos na área de propriedade intelectual e inovação tecnológica.

O curso, que é promovido pela empresa de consultoria tecnológica Axonal, abordará questões como busca, análise e uso estratégico de patentes, trazendo a revisão de fundamentos, ferramentas, fontes de informações e táticas específicas para a área farmacêutica. O conteúdo foi desenhado para profissionais que precisam decidir ou apoiar o processo de decisão, em projetos envolvendo tanto produtos genéricos como inovações incrementais, disruptivas ou de novas plataformas. Não será exigido conhecimento prévio.

A UEPB possui experiência na área do evento contando, inclusive, com um órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual e pela transferência de tecnologias de produtos elaborados pela Instituição que recebe as propostas de invenções advindas de atividades institucionais para avaliação do potencial tecnológico e registro de patentes, é o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT).

A instituição realizou, recentemente, o primeiro depósito de patente exclusivamente de forma on-line. Trata-se de um produto inovador, criado no Departamento de Farmácia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/UEPB), a ser utilizado na área de Odontologia, uma “pasta intracanal” com atividade antimicrobiana.

Em 2013, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) também registrou uma patente de invenção da UEPB em coautoria com Universidade Federal do Piauí, e de um medicamento que poderá ser utilizado para tratamento de distúrbios do sistema nervoso.

Outras informações:  http://www.axonal.com.br/capacitacao_info.php?id=91