Trabalhos de estudantes do CCBSA são premiados no 22º Encontro de Iniciação Científica da UEPB
Após três dias de atividades o 22º Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi encerrado na tarde de sexta-feira (13) com a premiação dos melhores trabalhos exibidos em pôsteres e apresentados de forma oral. Ao todo, foram premiados 30 trabalhos dos 426 que se inscreveram e levaram a participação de cerca de 1.200 alunos, dentre eles três pesquisas desenvolvidas por estudantes e docentes do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas. A entrega dos certificados aconteceu no Auditório II do Centro de Integração Acadêmica, no Campus de Campina Grande.
Foram premiados os trabalhos “Bioacústica e conservação de peixes em ambientes costeiros e marinhos no nordeste brasileiro”, 1º lugar na categoria pôster da área de Ciências Biológicas; “A cooperação educacional entre o Brasil e o Timor Leste”, 1º lugar na categoria comunicação oral da área de Ciências Sociais Aplicadas e “Desenvolvimento através da síntese, elucidação estrutural e avaliação biológica da derivados”, 2º lugar na categoria pôster da área de Ciências da Saúde.
O projeto “Bioacústica e Conservação de Peixes em Ambientes Costeiros e Marinhos no Nordeste Brasileiro”, foi orientado pela professora do curso de Ciências Biológicas Tacyana Pereira de Oliveira, com o envolvimento das estudantes Camilla Rayane Batista e Nathalia Rocha. Considerado um dos poucos trabalhos desenvolvidos nacionalmente sobre o comportamento acústico de peixes, o estudo descreve o repertório acústico e as características dos sons produzidos pelo cavalo-marinho Hippocampus reidí e pelos peixes-donzela (Stegastes spp.), que são espécies consideradas chave em ambientes recifais.
Para a estudante Camilla Rayane a premiação é uma recompensa pelo “empenho de todos os que participaram do projeto, e isso nos estimula a continuar com nosso trabalho, fortalecendo as bases da pesquisa em bioacústica de peixes marinhos e estuarinos no Brasil, além de contribuir com informações que possam aprimorar a conservação dos cavalos-marinhos e de seus habitats”, avaliou a discente.
A pesquisa “A cooperação educacional entre o Brasil e o Timor Leste”, foi coordenada pela professora do bacharelado em Relações Internacionais Silvia Garcia Nogueira com o envolvimento das estudantes da graduação em Relações Internacionais Jéssica Rodrigues e Rayanna Soto. O objetivo principal do trabalho é acompanhar a cooperação educacional estabelecida entre o Brasil e o Timor- Leste em sua dimensão cotidiana, a partir de uma abordagem etnográfica que permitiu aos pesquisadores uma interação com o fenômeno estudado.
A professora Silvia Nogueira destacou a importância desta premiação como uma forma de motivar os estudantes para o desenvolvimento de pesquisas, sobretudo no ambiente em que estão inseridos, como é o caso do trabalho em questão.
E o estudo “Desenvolvimento através da síntese, elucidação estrutural e avaliação biológica da derivados”, coordenado pelo professor Ricardo Olímpio de Moura e que conta com os alunos da graduação em Ciências Biológicas do Campus V, Ana Lígia da Costa Pereira e Wilian Charles da Silva Moura, premiada durante o evento, possui o objetivo de identificar novas entidades químicas com potencialidade antimicrobiana e/ou antiparasitária com menores efeitos tóxicos e maior seletividade aos alvos biológicos.
Esta edição do Encontro de Iniciação Científica da UEPB abrangeu as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, o evento é fundamental para o andamento da pesquisa dentro da Universidade, uma vez que serve de preparação para o processo de formação dos alunos da Instituição.
“Este momento de premiação é gratificante pelo resultado de todo um trabalho que foi feito durante os três dias de atividades. Tivemos um evento grandioso, bastante valorizado por todos os avaliadores que passaram por aqui, que comprovaram a qualidade dos trabalhos expostos. Isso é muito importante para nós, uma vez que esses alunos que estão hoje desenvolvendo pesquisa com seus orientadores, serão os professores de amanhã aprimorando o conhecimento”, afirmou a pró-reitora.