Trabalho de docente do CCBSA é premiado como um dos melhores do 23º encontro de iniciação Científica da UEPB
Os trabalhos mais bem avaliados pela comissão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o 23º Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receberam sua premiação nesta quinta-feira (27). A entrega de prêmios para os trabalhos vencedores aconteceu durante o seminário “Desafios e perspectivas da graduação em fase do atual cenário brasileiro e das metas do PNE”, integrante das comemorações alusivas aos 50 anos da Instituição.
Na oportunidade, o docente do curso de Arquivologia, Elder Eldervitch de Oliveira, recebeu o primeiro lugar na área de Engenharias com o projeto “Análise numérica de Ccrcuitos/dispositivos de microondas utilizando um simulador de onda completa”, realizado em parceria com Rômulo Rodrigues de Morais Bezerra.
Ao todo foram premiados 16 projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo um primeiro lugar e uma Menção Honrosa, nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Letras, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Arte. Em cada área foram premiados dois trabalhos dentre os mais de 400 inscritos no evento. Cada projeto foi premiado com um título da Editora da Universidade Estadual (EDUEPB), além de certificado confirmando a premiação.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, enfatizou que a premiação serve como estímulo e reconhecimento da Universidade aos melhores trabalhos apresentados durante o ENIC. Ela destacou que dentre os mais de 400 trabalhos apresentados durante o Encontro de Iniciação Científica, o comitê responsável pelo evento teve muita dificuldade de escolher os melhores devido à qualidade do conteúdo.
O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, destacou que nos últimos anos a UEPB deu saltos qualitativos na pós-graduação e na pesquisa, o que levou a Instituição a criar alguns prêmios como forma de incentivar os estudantes. “Esse prêmio não só é um reconhecimento da potencialidade que a UEPB tem já na iniciação científica, mas também é a forma de estimular os novos pesquisadores a continuar na formação continuada”, destacou.
Texto: Severino Lopes
Foto: Paizinha Lemos