Trabalho de Conclusão de Curso de estudante do Campus V assassinada em 2016 é publicado em forma de artigo

30 de janeiro de 2018

Uma forma de homenagear e reconhecer a dedicação da estudante Saara Rodrigues, que não pôde concluir o Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, mesmo com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em ajustes finais, por ter sido morta violentamente no dia 10 de julho de 2016. É assim que o professor Cléber Salimon, define o trabalho recém-publicado em forma de artigo, tendo como autora principal a orientanda cujo material do TCC foi utilizado para a publicação “Fragmentação florestal na Área de Proteção Ambiental de Tambaba, Paraíba, Brasil”.

O artigo, publicado no periódico “Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza”, da UFCG, Campus de Cajazeiras, tem como autores a estudante Saara Souza Rodrigues e os docentes Cleber Salimon e Saulo Roberto de Oliveira Vital. O estudo mapeou e caracterizou a fragmentação florestal da Área de Proteção Ambiental de Tambaba (APA), no litoral sul da Paraíba, utilizando métricas da paisagem com o objetivo de verificar a efetividade da proteção ambiental na unidade de conservação.

Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma fiscalização intensa e rigorosa do cumprimento das leis, bem como um gerenciamento racional e participativo por meio dos órgãos públicos e do conselho consultivo da APA, para que se protejam os fragmentos remanescentes.

De acordo com o professor Cleber Salimon, além de ser uma homenagem póstuma à estudante, a iniciativa de publicar seu trabalho é uma forma de não permitir que Saara e esse caso de violência contra a mulher pela qual a estudante passou seja esquecido. “Mesmo após mais de um ano de sua morte, não nos esquecemos dela e reconhecemos o trabalho que ela fez e a contribuição para a academia”, destacou o docente.

Acesse o artigo [wpfilebase tag=fileurl id=289 linktext=aqui /].