Tese de estudante coorientado por docente do CCBSA recebe prêmio Capes de Tese na área de Biodiversidade

17 de agosto de 2022

A tese de doutorado “Florações algais no estado de Pernambuco: causas, consequências e controle”, do estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Cihelio Alves Amorim, que teve como orientadora a professora da UFRPE, Ariadne do Nascimento Moura e foi coorientado pelo docente do câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Ênio Wocyli Dantas, recebeu o prêmio Capes de Tese 2022 na área de Biodiversidade.

O professor Ênio lembra que, segundo a plataforma Sucupira (Capes), existem 241 programas de pós-graduação na área de biodiversidade com 98 cursos deles oferecendo doutorado, com a defesa anual de pelo menos 500 teses nesta área. “Frente a uma temática tão importante sobre a biodiversidade no país, ter esse reconhecimento como a melhor tese produzida nesta área mostra a qualidade e seriedade que tratamos o assunto em nossas pesquisas”, avalia.

Atualmente, Cihelio, que cursou mestrado em Botânica e doutorado em Biodiversidade, está no pós-doutorado na Turquia em uma parceria da Rede Internacional de Limnologia, da qual o professor Ênio Wocyli Dantas faz parte, junto com a orientadora do pós-graduando e outros pesquisadores do Brasil.

O prêmio Capes é realizado todos os anos e seleciona as melhores teses defendidas no ano anterior ao prêmio (2021) nas diferentes áreas de concentração. A tese de Cihelio Amorim foi defendida no dia 18 de junho de 2021.