Servidora da UEPB integra comissão latino-americana e rede ibero-americana que discute políticas arquivísticas

12 de novembro de 2013

SAM_4096Apresentar o trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba na área de arquivo e conhecer as práticas e diretrizes utilizadas em arquivos universitários de todo o país, américa latina e ibero-américa, este foi o objetivo da técnica-administrativa da Universidade Estadual da Paraíba, Hilza Cavalcante, que participou do 5º Encontro Latino-americano de bibliotecários, arquivistas e museólogos (EBAM), realizado de 16 a 18 de outubro, em São Luis, Maranhão, e 6º Congresso Iberoaericano de Arquivos Universitários e 1ª Assembleia da Rede Iberocamericana de Arquivos Universitários, que ocorreu de 6 a 8 de novembro, em El Calafate, Patagônia Argentina.

Nos dois eventos a arquivista pôde trocar experiências com profissionais e pesquisadores de outras instituições, além de ser convidada para integrar o comitê organizador do EBAM e também passou integrar uma comissão na rede ibero-americana de arquivos universitários, que conta, atualmente, com apenas duas brasileiras integrando o grupo, sendo a técnica-administrativa da UEPB a única nordestina a participar.

Durante o Congresso Iberoaericano de Arquivos Universitários e Assembleia da Rede Iberocamericana de Arquivos Universitários Hilza participou de discussões realizadas com o intuito de discutir o papel dos Arquivos Universitários como elementos substanciais da identidade institucional na busca pela execução de ações em consonância, estabelecendo critérios, terminologias e procedimentos, por meio de uma Rede Ibero-americana de Arquivos. As reuniões da rede serão permanentes e realizadas de forma virtual.

No EBAM, que nesta edição foi norteado pela temática “A dimensão social e educativa das bibliotecas, arquivos e museus”, Hilza Cavalcante apresentou um trabalho sobre o projeto de Arquivo Central da UEPB, construído com o auxílio dos demais arquivistas da instituição.

De acordo com a técnica administrativa, a participação nos dois eventos foi importante não só para que fosse reconhecido o trabalho desenvolvido na UEPB, mas, para buscar conhecimentos que pudessem auxiliar na melhoria das políticas arquivísticas da instituição. “Nesse ultimo evento percebemos que todas as instituições presentes contam com um arquivo central, o que fortaleceu nossa ideia de consolidação do nosso arquivo central. Esse projeto já está em andamento, o reitor sinalizou para a formação de uma comissão de criação do Arquivo Geral da UEPB com a minha participação e o envolvimento da professora do curso de Arquivologia Esmeralda Porfírio Sales, que também esteve no 5º EBAM. As experiências apresentadas nos eventos nos quais eu estive presente terão grande valia nas discussões que estabelecermos institucionalmente”, destacou Hilza.