Solenidade de inauguração do Refeitório Universitário do CCBSA conta com atos simbólicos e participação da comunidade

22 de novembro de 2023

Resiliência, força e longevidade são termos que resumem a cerimônia carregada de simbologia que marcou a inauguração oficial do Refeitório Universitário (RU) do Câmpus V da UEPB, realizada nesta terça-feira (21) com a participação de discentes, docentes, técnicos-administrativos do CCBSA, gestores da Instituição e representações estudantis. A solenidade contou com o plantio de uma muda de Baobá doada pela professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Patrícia Araújo de Diniz.

De acordo com o diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon, a inclusão do plantio do baobá na programação é uma alusão à fartura, longevidade e força para enfrentar desafios que são representados pela espécie. “Sua presença será um lembrete constante do compromisso da UEPB em nutrir não apenas corpos, mas também mentes e valores”. explica.

A reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz agradeceu a todas as pessoas que colaboraram para a inauguração do RU do CCBSA, destacou que é um momento histórico para a Instituição e lembrou das principais conquistas a serem celebradas no Câmpus V, tais como: a implementação dos cursos de Ciência de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a aprovação do Mestrado em Gestão de Documentos e Governança Arquivística, a proposta de construção do Biblioteca Inclusiva e o projeto do Curso de Direito, que está sendo constituído.

A gestora enalteceu que o plantio da muda do baobá coaduna com a perspectiva inclusiva que marca esta iniciativa e que é um pilar nas ações da UEPB. “No contexto do mês de novembro, marcado pelo Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro, o plantio do baobá ganha ainda mais significado visto que se trata de uma planta ancestral originária da África e carregada de simbolismo para a cultura afrodescendente, representando raízes profundas, resistência e conexão com a terra. Este gesto é uma homenagem à diversidade que enriquece nossa Instituição, fortalecendo a ideia de que o conhecimento e a cultura são pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, resume.

Segundo a pro-reitora estudantil da UEPB, professora Núbia Nascimento, a inauguração do RU do CCBSA é fruto do diálogo entre a gestores da UEPB e do Câmpus V, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos, direção do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), docentes, discentes e técnicos-administrativos que conseguiram superar as dificuldades para implementar esse projeto piloto que deve ser vir de modelo para outros campus da UEPB.

Na ocasião, a representante do DCE, Denise Pitaguary, além dos integrantes dos centros acadêmicos e membros da União Nacional dos Estudantes (UNE), celebraram a conquista do RU do CCBSA e destacaram a importância desse avanço na política pública de permanência estudantil da UEPB.

“Hoje é um dia de imensa alegria para todos os estudantes da nossa Universidade. Este momento representa a realização de um sonho não apenas da atual gestão do DCE, mas de todas as gestões passadas, assim como dos estudantes e membros dos CAs que dedicaram esforços incansáveis para tornar possível a implementação do Restaurante Universitário no nosso Câmpus em João Pessoa. Temos motivos de sobra para celebrar essa conquista! No entanto, estamos cientes de que João Pessoa é apenas o começo. Nosso objetivo é que todos os Campus contem com um RU, pois a alimentação do estudante na universidade é um direito essencial e uma das formas mais legítimas de assistência estudantil”, declaram as representantes do DCE.

Nessa proposta inicial, o RU do CCBSA atende 117 estudantes selecionados a partir do índice de vulnerabilidade socioeconômica destes. Inicialmente, está sendo oferecido o almoço para esses estudantes e, posteriormente, será estudada a possibilidade de ampliação com a oferta do jantar. Também estão sendo realizados levantamentos para que discentes de outros Campus da UEPB sejam contemplados com a implantação de refeitórios universitários.

Texto: Juliana Marques