Servidores do CCBSA passarão por treinamento de combate a incêndios e primeiros socorros
Prosseguindo com a política de prevenção de acidentes e buscando capacitar os servidores para lidar com infortúnios que podem ocorrer em quaisquer instituições, a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nos dias 19, 21 e 26 de julho, nas dependências do CCBSA, um ciclo de palestras voltadas aos docentes, técnicos-administrativos e estudantes do Campus V. Tais atividades serão ministradas por representantes do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba.
A primeira palestra, voltada à prevenção e combate a incêndios em bibliotecas e arquivos, ocorrerá no dia 19 de julho, das 8 às 10h, no miniauditório, sendo destinada aos arquivistas, bibliotecários e auxiliares de biblioteca do CCBSA. Em virtude da necessidade de participação dos profissionais da Biblioteca e Laboratórios de Arquivologia neste treinamento, tais setores deverão estar fechados para atendimento ao público no dia da atividade no turno da manhã.
No dia 21 de julho, em dois horários distintos: das 10 às 12h e das 18h30 às 20h, no auditório Pioneiros, áreas externas e laboratório de anatomia (caso necessário), será realizado o treinamento de primeiros socorros, aberto à comunidade acadêmica. E no dia 26 de julho, das 10 às 12h e das 18h30 às 20h, no auditório Pioneiros, será realizado o treinamento de prevenção e combate a incêndios, destinado ao público do CCBSA.
Além da organização dessas capacitações, a direção do Campus V também construiu recentemente um [wpfilebase tag=fileurl id=139 linktext=’guia de atendimento’ /] para emergências médicas que está disponível para a comunidade em formato online e impresso nas coordenações de curso, biblioteca, laboratórios, murais dos corredores de sala de aula e com representantes dos centros acadêmicos.
O guia, que foi construído pelos servidores Kefson Felix e Patrícia Rolim, reúne orientações básicas de primeiros socorros, telefones de contato de órgãos que prestam serviços de emergência, endereços de hospitais com horários de funcionamento e especialidades que atendem em cada unidade. O objetivo do documento é otimizar o atendimento à comunidade acadêmica que necessite de assistência médica, para que estudantes e servidores saibam como agir e onde levar quem necessitar desse tipo de atenção.