Seminário de Transparência em arquivos é realizado em João Pessoa com participação massiva da UEPB

11 de outubro de 2013

IMG-20131010-WA0007Com o apoio e a participação de docentes, discentes e técnicos-administrativos do bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba a Prefeitura Municipal de João Pessoa realizou, nesta quinta-feira (10), o “Seminário municipal sobre transparência e arquivos públicos”.

Voltado a discentes, docentes e profissionais da área e à população em geral, o evento possibilitou discussões acerca da criação de uma política pública municipal voltada à transparência dos arquivos. A mesa de abertura do evento contou com a presença da diretora do sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, Ieda Bernardes, que abordou o tema “Transparência e arquivos públicos: a experiência do Estado de São Paulo”. À tarde foi realizada a palestra “A política de transparência da cidade de João Pessoa”, com o secretário especial de Transparência Pública de João Pessoa Éder Dantas.

O professor do curso de Arquivologia da UEPB e membro do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção, Josemar Henrique de Melo, apresentou a minuta da lei de Arquivos de João Pessoa. Foram debatedoras a integrante da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFPB, Ana Andrea Amorim e a professora do curso de Arquivologia da UFPB, Rosa Zuleide Lima de Brito.IMG-20131010-WA0006

De acordo com a coordenadora do curso de Arquivologia da UEPB, professora Maria José Cordeiro de Lima, “o evento foi muito produtivo e podemos definir como mais um passo importante na consolidação da Arquivologia no cenário da cidade de João Pessoa. Pois, o primeiro passo foi dado em 2006, quando foi criado o nosso curso. O mais importante é que agora somos partícipes desse processo. Prova disso é que tivemos uma participação massiva da UEPB, que atuou desde a organização, cerimonial e mesa de abertura do evento”, avaliou.