Seminário de Relações Internacionais é realizado com a participação de pesquisadores de todo o país

29 de agosto de 2014

Com o objetivo de debater o objeto de estudo e os programas de ensino dos cursos de Relações Internacionais em todo o país, a Associação Brasileira de Relações Interacionais, com o apoio da comissão organizadora local sob a responsabilidade da Universidade Estadual da Paraíba, promove o “2º Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-graduação”, que teve início nesta quinta-feira (28), na Academia da Policia Militar da Paraíba, localizado à Rodovia Ministro Abelardo Jurema, PB 008, KM 07, Jacarapé, João Pessoa.

O evento foi iniciado com o minicurso “Ensino e Aprendizado Ativo em Relações Internacionais”, tendo como facilitadores os pesquisadores Cristina Yumie Aoki Inoue (IREL-UnB) e Marcelo Valença (UERJ). Na manhã desta quinta-feira, o evento contou com a mesa redonda “Desafios e abordagem possíveis da adaptação dos Cursos de Graduação em Relações Internacionais às Diretrizes Curriculares Nacionais” com a participação dos professores Alexandre Uehara, da Faculdades Rio Branco, Paulo Kuhlmann, da UEPB, Jorge Lasmar, da PUC Minas e Antônio Carlos Lessa, da UnB, tendo o professor Túlio Ferreira da UFPB como coordenador, além da exposição de painéis.

A tarde da quinta-feira foi marcada pelos workshops doutorais nas áreas de “Economia política e análise de política externa”, “Segurança internacional” e “Estudos críticos e pós-colonialismo”, além da mesa redonda “Mesa Redonda: Desafios da elaboração e implementação do ENADE à luz das novas Diretrizes Curriculares Nacionais”, com a participação dos pesquisadores Raquel Leal de Melo, da UEPB,
André Luiz Reis, da UFRGS e Tania Manzur, da UnB, com a coordenação do professor Antônio Carlos Lessa, da UnB. Ainda no turno da tarde houve exposição e painéis, fórum de graduação e fórum de editores.

E a noite do primeiro dia de evento contou com a mesa-redonda “Os BRICS e as Transformações na Ordem Global”, tendo como expositores os professores Paulo Esteves, integrante do Centro de Política do BRICS, Alcides Vaz, da UnB, Marcos Costa Lima, da UFPE e Ivan Oliveira, do IPEA, tendo o professor da UEPB, Henrique Altemani como coordenador.

Com o tema “Os BRICS e as transformações da ordem global” o evento prossegue nesta sexta-feira com minicurso, mesa de discussão, workshops e painéis com a participação de pesquisadores renomados na área de Relações Internacionais em todo o país.

O seminário, que é realizado pela primeira vez em João Pessoa, é um evento intermediário ao Encontro Nacional da ABRI, ocorrendo a cada dois anos e reúne pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação em relações internacionais de todo o Brasil. Nesta edição, a UEPB será a responsável por providenciar o material gráfico e transporte do evento, além de contar com os docentes da graduação e da pós-graduação em Relações Internacionais, Ana Paula Maielo, Alexandre César Leite e Filipe Reis Melo, integrando a comissão organizadora local, e Henrique Altemani de Oliveira, como membro da comissão acadêmica e científica. Além disso, o professor do mestrado e responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UEPB (CoRI), Carlos Enrique Ruiz é membro da diretoria da ABRI.

De acordo com a comissão organizadora na medida em que há um evidente crescimento da área de Relações Internacionais no Brasil, reunindo atualmente cerca de 130 cursos de graduação e 12 programas de pós-graduação, cresce também a necessidade de promover e aprofundar o debate sobre o seu objeto específico de estudo e criar novas oportunidades de intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos, buscando contribuir para melhor qualificar os programas de ensino e essa é a perspectiva desse seminário.