Semana Nacional de Arquivos conta com diversas atividades desenvolvidas no Câmpus V da UEPB

9 de junho de 2022

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diálogos sobre o papel da arquivística na gestão contemporânea, a importância da memória para a sociedade e a necessidade de visibilidade para os arquivos, marcaram as atividades alusivas à Semana Nacional de Arquivos (SNA), que nesta edição volta a ocorrer de forma presencial com um evento no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Na manhã da quarta-feira (8) foi realizada a mesa “Governança Arquivística: O Papel do Arquivo Público Estadual na Gestão Governamental”, promovida pelo Arquivo Público do Estado da Paraíba. A atividade contou com a participação do deputado estadual Raniery Paulino, do professor do curso de Arquivologia da UEPB Josemar Henrique de Melo e mediação da diretora do Arquivo Público do Estado da Paraíba, Naiany Carneiro.

Na oportunidade, o professor Josemar Henrique, que é representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CMTPCC), dialogou sobre a importância do Arquivo Público para a gestão das organizações. A arquivista Naiany Carneiro apresentou algumas demandas do Arquivo Público do Estado da Paraíba, e reforçou a necessidade de aproximação entre os agentes públicos e os profissionais de Arquivo para a efetivação de políticas públicas importantes de governança.

O deputado Raniery Paulino enalteceu a importância das políticas arquivísticas para a preservação da memória. “Uma das minhas bandeiras de luta é a consolidação e o fortalecimento da Universidade Estadual da Paraíba, é um patrimônio educacional que nós temos. E associado a isso, tenho apoiado a comunidade do curso de Arquivologia porque entendo que preservar a memória é garantir que os atos públicos sejam salvaguardados de maneira adequada, sobretudo para a preservação daqueles eventos históricos. E esNacional de Arquivos chama a atenção para essa pauta tão relevante”, avalia.

Nesta quinta-feira (9), dia internacional dos arquivos, o bacharelado em Arquivologia da UEPB realizou a entrega da Premiação do Concurso Jovem Arquivista- UEPB 2020 e 2021. Receberam o prêmio de 1º, 2º e 3º lugar do ano de 2019, respectivamente, os estudantes: Vitor Hugo Teixeira, Everaldo Oliveira e Cynthia Nascimento, e Karla da Silva, Milena de Lima e Thiago da Silva, premiados com o 1º, 2º e 3º lugar do ano de 2020, respectivamente.

O egresso do curso de Arquivologia, Vitor Hugo Teixeira, aproveitou o momento para apresentar um reflexão sobre  a temática desta edição do evento e discorrer sobre a relação estabelecida entre a atuação arquivística e a conjuntura política nacional.

“Esta cerimônia ocorre diante do anúncio recente do corte de 3,23 bilhões de reais do Ministério da Educação pelo Governo Federal; em meio a um governo que desrespeitou a democracia ao nomear interventores, para mais de 20 instituições de educação (…) Mas, em meio a tantas dificuldades, o Prêmio Jovem Arquivista tem como objetivo destacar e difundir os trabalhos de conclusão do curso de Arquivologia, escolher o trabalho que possa representar a UEPB em concursos externos e incentivar os estudantes para a iniciação científica. E se, mesmo diante desse cenário, a Arquivologia paraibana insiste em manter essa iniciativa, é porque conseguiu consolidar, entre seus pares, a noção de seu valor”, avalia Vitor Hugo.

Após a entrega das premiações foi realizada a palestra “Vivências e convivências nos arquivos: relato de experiência do Procon-PB”, com o Gerente de instrução processual e cartorial Emannuel Arantes Lima Silva, a professora da UFPB, Julianne Teixeira e Silva e mediação da professora Eliete Correia dos Santos. Os participantes da referida mesa compartilharam com a comunidade arquivística presente no evento o relato da trajetória desenvolvida em parceria com o Procon-PB. Na sequência, ocorreu a palestra “Vivências e convivências nos arquivos: relato de experiência na Fundação Casa de José Américo”, a ser ministrada pela Gerente Executiva de Documentação e Arquivo, professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira e mediação da professora da UEPB, Bárbara Carvalho Diniz e do arquivista da UEPB, Rafael Melo Gomes de Araújo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No turno da tarde no Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação da UEPB (Lacre), foi realizada a oficina “Introdução ao processamento técnico para conservação de documentos em suporte de papel”, ministrada pela professora da UFPB, Maria Meriane Vieira Rocha e pela professora da UEPB, Ismaelly Batista dos Santos. E à noite, a partir das 19h, no auditório Pioneiros, a sequência de atividades na UEPB é encerrada com a palestra “Vivências e convivências do/com digital: a experiência na Empresa Soluções Digitais”, com o representante da Empresa Soluções Digitais, Daniel Falcão e mediação do professor da UEPB Josemar Henrique de Melo.

A 6ª Semana Nacional de Arquivos conta com uma programação em todo o país articulada  à temática #SomosArquivo, que é um convite às organizações e profissionais de arquivo do país para a dialogar sobre o que significa atuar nos arquivos e o que seus acervos realmente refletem: histórias. De acordo com a coordenadora do bacharelado em Arquivologia da UEPB, professora Eliete Correia dos Santos o tema do evento suscita reflexões sobre as possibilidades de identificar a sociedade a partir das narrativas presentes nos arquivos que podem ser definidos como lugares de memória e, também, espaços de diálogo.

Texto : Juliana Marques