Semana Acadêmica de Arquivologia prossegue com oficinas e palestras voltadas aos discentes do curso
Gestão da informação em ambientes digitais, aspectos teóricos e práticos da Norma Brasileira de Descrição Arquivística, técnicas de oratória e funções arquivísticas, são alguns dos temas abordados durante a 4ª Semana Acadêmica de Arquivologia, que segue até a sexta-feira, 16 de março, com mesas de discussão, palestras, oficinas, atividades culturais e esportivas. O evento, promovido pelo Centro Acadêmico Briggida Lourenço, com o apoio da coordenação do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Nesta quarta-feira (14) pela manhã foi realizada a oficina “Você tem medo de falar em público? Algumas considerações sobre os gêneros acadêmicos orais”, ministrada pela professora Eliete Correia dos Santos, com uma abordagem das técnicas de Oratória e “TCC: estrutura e elementos retóricos”. Na sequência, o professor Sânderson Dorneles e a e a graduanda do curso de Arquivologia, Brunelly Santos Pereira, apresentaram a palestra “O Projeto Funções Arquivísticas em Ambiente Digital (FAAD)”, que discutiu a aplicabilidade das oito funções arquivísticas: identificação, produção, aquisição, classificação, avaliação, descrição, acesso e difusão, no ambiente digital.
“A perspectiva dessa discussão é preparar esses estudantes para o mercado de trabalho, porque hoje em dia a sociedade está muito digital, e como é que vai ser o ofício deles em meio digital? Quebrando o paradigma que arquivista trata apenas de papel velho, documento velho. E as funções independem do suporte da informação.Essa é base de nossa pesquisa, que é aprovada na cota PIBIC/UEPB – 2017/2018 e reúne uma equipe robusta de uma bolsista, 6 alunos e um técnico-administrativo da área de Tecnologia da Informação”, explicou o docente.
No turno da noite, às 19h, a discussão será norteada pelo questionamento “Por que é fundamental fazer Gestão Arquivística de Documentos?, mediado pela presidente da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), Régia Félix. Dia 15 de março, às 8h, ocorrerá a oficina “Descomplicando a ABNT: resumo, fichamento, citação e referências”, a ser ministrada pela professora Claudialyne Araújo. Também está prevista para ser realizada, a partir das 10h, a palestra “Arquivologia e Arquitetura da Informação: relações e similaridades”, com o professor Danilo Ferreira.
Paralelamente ao evento, na quinta-feira, 15 de março, às 19h, no auditório 211 da UFPB ocorrerá ainda o Lançamento do 8º Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), que ocorrerá de 8 a 11 de outubro, em João Pessoa, sob a organização da AAPB. Com o tema “Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a arquivologia”, o evento será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, com a perspectiva de reunir cerca de 400 participantes de todo o país.
No último dia de Semana Acadêmica está programada uma competição de futsal, a partir das 18h30, na quadra da escola, seguida de uma apresentação cultural no hall da biblioteca.
Primeiro dia de evento
A mesa de abertura do evento contou com a presença da diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professora Jacqueline Echeverría Barrancos; da coordenadora do bacharelado em Arquivologia, Esmeralda Porfírio de Sales; do coordenador de monitoria, professor Josemar Henrique de Melo; do coordenador de estágio, Sânderson Lopes Dorneles e do representante dos estudantes e do Centro Acadêmico da de Arquivologia, Lázaro Joaquim de Souza.
Em seguida foi realizada a palestra “Gestão e preservação em ambientes digitais”, tendo como ministrante o professor Josemar Henrique de Melo. Na oportunidade, o docente apresentou a importância da formação do arquivista, considerando as demandas de tecnologia da informação na contemporaneidade, e a necessidade de embasamento científico necessário à atuação profissional. “O arquivista tem uma responsabilidade de se impor perante às instituições buscando as melhores condições de possibilitar o acesso à informação, exercendo o papel de gestor da informação. Mas, para tanto, é necessário que haja uma busca incessante e atualização do conhecimento, sobretudo o embasamento teórico relacionado à tecnologia, com o objetivo de facilitar o diálogo com outras áreas e, assim, criar soluções e atender demandas de informação com agilidade e eficiência”, explica o docente.
À noite o evento prosseguiu com a palestra “Aspectos teóricos e práticos da Norma Brasileira de Descrição Arquivística utilizando o ICA-AtoM (Sistema de gestão eletrônica de documentos), tendo como ministrante o professor da UFPB Luiz Eduardo.
Outras informações: caarquivologia.uepb@gmail.com / https://www.facebook.com/ativarq
Texto e fotos: Juliana Marques