Divulgado resultado final de seleção da FINEP com projeto de investimentos na área pesquisa do Campus V
Consolidar os cursos de pós-graduação, estimular o desenvolvimento da pesquisa, ampliar a produção científica e o depósito de patentes, esses são alguns dos impactos que devem ser sentidos com a implementação de três subprojetos da Universidade Estadual da Paraíba aprovados na CT-Infra 01/2013, chamada pública do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que selecionou propostas de Instituições de Ensino Superior de todo o país, para apoio financeiro a projetos de implantação de infraestrutura de pesquisa.
Um dos projetos é voltado à implantação e modernização da infraestrutura de pesquisa do Campus de João Pessoa, com o financiamento de 1.452.500,00. A iniciativa prevê um aporte total de 4.157.731,00 de reais, com recursos do Governo Federal, destinados aos três subprojetos da UEPB, sendo 737.460,00 reais destinados à estruturação do Biotério da UEPB e 1.967.771,00 reais para a aquisição de equipamentos de pesquisa e desenvolvimento para o laboratório de eletrônica do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES).
A escolha das propostas encaminhadas considerou o mérito e a abrangência dos subprojetos no contexto de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo a contribuição para o desenvolvimento local, para a distribuição territorial das unidades de pesquisa e mitigação de assimetrias regionais.
Também foram considerados os impactos esperados no desenvolvimento das atividades de pesquisa e cursos de pós-graduação de cada subprojeto, além da qualificação e competência da equipe envolvida, utilização multiusuária dos equipamentos e da infraestrutura de pesquisa a serem implantados, entre outros aspectos. O prazo de execução dos projetos deverá ser de até 3 anos, período que pode ser prorrogado a critério da FINEP.
No Campus de João Pessoa, os investimentos estarão focados na criação de um laboratório de Biologia Celular e Molecular – Genética, compra de equipamentos destinados ao Laboratório de Ecologia e fortalecimento das linhas de pesquisa dos Mestrados em Ecologia e Conservação e Ciências Farmacêuticas, que contam com alguns docentes do quadro atuando no Campus V.
O Biotério do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) é uma estrutura com ambientes adequados para higienização, quarentena, estoque, experimentação e reprodução de animais, tendo espaços para coelhos, ratos e camundongos. Os recursos deste edital serão destinados à climatização e compra de equipamentos que permitirão a utilização deste espaço para o desenvolvimento de pesquisas em várias áreas do conhecimento.
Já o aporte designado para o NUTES será investido em compra de equipamentos que permitirão uma melhoria nas atividades e pesquisas desenvolvidas neste espaço, que é pioneiro no país, especialista em engenharia biomédica e apto a executar atividades nas áreas de Engenharia Clínica, validação de software de equipamentos médicos, voltado ao design e manipulação de imagens médicas.
Confira [wpfilebase tag=fileurl id=66 linktext=aqui /] o resultado final.