Reitoria, PROEST e Direção do CCBSA convidam a comunidade acadêmica para a inauguração e descerramento da placa do Refeitório Universitário do CCBSA

17 de novembro de 2023

A reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Pro-reitoria Estudantil (PROEST) e Direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), convida a comunidade acadêmica para o evento de inauguração e descerramento da placa do Refeitório Universitário (RU) do Câmpus V da UEPB e o simbólico plantio de uma muda de baobá, que ocorrerá na próxima terça-feira, 21 de novembro, às 10h, nas dependências do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo, João Pessoa.

Antes do ato de inauguração do RU do CCBSA será realizado o plantio de uma muda de baobá, planta que é ligada à fartura, à longevidade e à força para enfrentar desafios. Além disso, por se tratar de uma espécie ancestral originária da África e carregada de simbolismo para a cultura afrodescendente, o plantio dessa planta no contexto do mês de novembro, marcado pelo Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro, segundo os responsáveis pela atividade, representa as raízes profundas, a resistência, a conexão com a terra. Trata-se de  uma homenagem à  diversidade que enriquece a UEPB e um lembrete do compromisso da Instituição em nutrir não apenas corpos, mas também mentes e valores, fortalecendo a ideia de que o conhecimento e a cultura são pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O RU, que entrou em funcionamento como um projeto piloto  desde a última terça-feira, 14 de outubro, e se constituiu a partir do diálogo entre reitoria, Pro-reitoria Estudantil (PROEST) da UEPB, direção do CCBSA, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representações estudantis do Câmpus V, atende neste semestre 117 estudantes do CCBSA selecionados a partir do índice de vulnerabilidade socioeconômica destes. Inicialmente, está sendo oferecido o almoço para esses estudantes e, posteriormente, será estudada a possibilidade de ampliação com a oferta do jantar. A perspectiva é que esse projeto sirva de modelo para a expansão para outros Campus da UEPB.