Reitoria e PROEST participam de reuniões no CCBSA para dialogar sobre planejamento do FoMerco e demandas estudantis
Com a presença da reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, da vice-reitora da UEPB, professora Ivonildes Fonseca, da pro-reitora estudantil Núbia Martins, do diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon e do coordenador e coordenador adjunto da graduação em Relações Internacionais, respectivamente, professor Carlos Enrique Ruiz e Filipe Reis, foi realizada, nesta quinta-feira (21) uma reunião de planejamento para o 19º Fórum Universitário Mercosul (FoMerco).
Na oportunidade, foram dialogadas alternativas para questões de infraestrutura e logística para a realização do evento, que será sediado em João Pessoa, pelo curso de Relações Internacionais da UEPB, entre os dias 22 e 24 de novembro. O FoMerco é uma rede de pesquisadores de distintas nacionalidades que se reúnem a cada dois anos com o propósito de discutir e analisar as implicações, as trajetórias, os problemas e os avanços relativos ao processo de integração latino-americana.
O Fórum busca refletir sobre a integração nestas primeiras décadas do século XXI, que possa incidir sobre a continuidade, a correção de rota e os ajustes das políticas públicas que promovam e consolidem a agenda da integração como instrumento efetivo de autonomia e desenvolvimento da região. Os pesquisadores no FoMerco perseguem o objetivo de entender o alcance de uma integração ampliada, que associa os critérios diplomáticos e econômico-comerciais a uma pretensão simultaneamente política, social e cultural, e que abrange múltiplos organismos regionais, dentre os quais somam-se ao Mercosul, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Sul-Americana das Nações (Unasul).
Demandas estudantis
A comitiva da reitoria, PROEST e direção de centro reuniu-se com representantes dos centros acadêmicos dos cursos de graduação do Câmpus V e Diretório Central dos Estudantes (DCE), que apresentaram diversas demandas da categoria. Na sequência, também participaram da rodada de diálogo demais estudantes e docentes do Câmpus V.
Dentre as pautas apresentadas esteve a questão da implementação de medidas relacionadas à alimentação dos estudantes, o que está sendo mediado para que haja um aporte financeiro que permita à UEPB atender tal demanda. Os estudantes expuseram algumas questões pontuais relacionadas a pedidos de transporte para eventos, o que está sendo providenciado de acordo com as condições orçamentárias da UEPB. Também foi solicitada a disponibilização de vagas para efetivação de docentes efetivos, o que deverá ser atendido nos próximos concursos públicos que devem contar com vagas para professores dos cursos de Arquivologia e Relações Internacionais.
Por fim, foi reforçado o compromisso da gestão da Instituição para que as reuniões com estudantes do CCBSA prossigam sendo realizadas periodicamente com o objetivo de buscar acompanhar de perto as demandas que surgirem e atendê-las conforme for possível fazê-lo.