Reitoria e direção do CCBSA realizam reunião com representantes estudantis
Com o objetivo de dialogar sobre diversas pautas de interesse da categoria estudantil, a reitoria e direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (CCBSA) realizaram, na manhã da última quinta-feira (6), uma reunião com membros do Centro Acadêmico de Relações Internacionais e representantes dos graduandos de Arquivologia e Ciências Biológicas do Câmpus V da UEPB.
Estavam presentes na reunião, a reitora da UEPB, professora Célia Regina; a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o pro-reitor de pós-graduação e pesquisa, professor Francisco Jaime; o diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon; a diretora adjunta, professora Lucila Vilhena; a nutricionista da UEPB, Nayara Massa; a representante do Observatório Briggida Lourenço, Terlúcia Maria, e representantes das entidades estudantis do Câmpus V.
Na oportunidade, foram apresentadas demandas sobre questões de infraestrutura, transporte, esporte, lazer, assistência estudantil, dentre outras. Atenta às questões apresentadas, a professora Célia Regina apresentou alguns encaminhamentos para os pontos dialogados na reunião.
Com relação à questão de segurança no entorno ao Câmpus V, a reitora destacou que está com uma reunião agendada junto ao secretário de segurança pública do Estado para buscar soluções para o problema relatado pelos estudantes, além de anunciar a realização de um fórum que irá realizar debates e chamar a atenção para essa questão. Outras demandas de esporte e lazer, foram encaminhadas à Coordenadoria de esporte e lazer da UEPB que, junto à Pro-reitoria Estudatil (PROEST) deverá tratar diretamente das questões pontuadas pelos estudantes.
O professor Cleber destacou que algumas inquietações pontuadas, como os espaços para laboratórios de alguns cursos, estão sendo resolvidos de forma dialogada com a participação de uma comissão de representantes de cada curso, destinada à divisão dos locais disponíveis no Câmpus V desde a época da construção da Central de Aulas. O diretor também esclareceu que as questões de acessibilidade serão encaminhadas à comissão técnica do Câmpus V que atua com essa finalidade e poderá pensar em formas de sanar os problemas apresentados.
Para buscar alternativas relacionadas a um dos pontos apresentados pelos estudantes, relacionado à assistência estudantil para alimentação, ao fim da reunião foi formada uma comissão com estudantes dos três cursos, PROEST e a nutricionista da UEPB. A partir do trabalho realizado pela comissão será gerado um relatório com possíveis encaminhamentos a serem tomados pela reitoria, em consonância com o Conselho Superior Universitário e a disponibilidade orçamentária da Instituição.
Texto e foto: Juliana Marques