Projetos de pesquisa e extensão do CCBSA são premiados no 2º Congresso Universitário da UEPB realizado em Campina Grande

14 de novembro de 2022

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com uma participação efetiva de discentes, docentes e técnicos-administrativos durante as apresentações de trabalhos e ministrando oficinas que integraram a programação do evento, o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) esteve presente no 2º Congresso Universitário da UEPB realizado de 8 a 11 de novembro, no Câmpus I da UEPB. Além disso, projetos desenvolvidos no Câmpus V foram premiados no 29º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) e no 6º Seminário de Extensão (SEMEX).

Na mostra de trabalhos de pesquisa, o projeto “Potencial antimicrobiano de bactérias edáficas pertencentes ao Phylum Actinobacteria, Firmicutes e Proteobacteria”, desenvolvido pela discente do curso de Ciências Biológicas do CCBSA, Vitoria Gaspar Bernardo, tendo como orientadora a professora Brígida Thaís Luckwu de Lucena, ficou em primeiro lugar na área de Ciências Biológicas.

Na área de Ciências Sociais Aplicadas, a pesquisa “Federalismo assimétrico e repartição de competências dos entes: (in)competência legislativa do município”, do estudante de Relações Internacionais Luiz Alberto Alves da Silva sob a orientação da professora Luiza Rosa Barbosa de Lima, foi o segundo colocado. Também nessa mesma área, o projeto “O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB no período da pandemia da covid-19”, desenvolvido pela estudante de Arquivologia Lidia Santos Gomes com a orientação da professora Eliete Correia Dos Santos obteve menção honrosa.

Na área de Ciências Humanas, o projeto “A manifestação do islamismo como instrumento político de resistência palestina”, desenvolvido pela estudante de Relações Internacionais Fernanda Bezerra de Melo e orientado pelo professor Fábio Nobre, obteve o segundo lugar.

Dentre os trabalhos da extensão, o “Projeto Reutiliza – desenvolvendo o consumo consciente e a economia criativa para o alcance dos ODS”, desenvolvido pelo estudante de Relações Internacionais Lucas Samuel da Silva sob coordenação da professora Lucila Vilhena, foi contemplado com o Prêmio Paulo Freire com o 1º lugar na área de educação.

Na área de comunicação, o projeto “Comunica UEPB Câmpus v: a comunicação institucional e seus impactos no combate à desinformação”, do estudante de Arquivologia Douglas Nascimento de Santana, sob a coordenação da assessora de Comunicação Juliana Marques, obteve o segundo lugar.

Na área de cultura, o projeto “Universidade no Cristo e Rangel: educação como geradora de segurança humana (Projeto Universidade em Ação – PUA) – fortalecendo identidades, emancipando pela arte e construindo cultura de paz”, que é desenvolvido pela estudante de Relações Internacionais Maria Clara de Andrade e coordenado pelo professor Paulo Kuhlmann também alcançou o segundo lugar.

E o projeto “Humaniza – educação em direitos humanos para o ensino médio da rede pública na Paraíba”, desenvolvido pela estudante de Relações Internacionais Ana Clara Diniz, coordenado pela professora Raquel Melo obteve o 1º lugar na área de direitos humanos.

Também foram realizadas durante o Congresso as oficinas “Desinformação: pensar, agir e intervir”, ministrada pela técnica-administrativa Juliana Marques e pelos discentes de Arquivologia Douglas Nascimento e Gabrielle Torres, e “Práticas inclusivas: acesso à informação às pessoas com deficiência visual”, que teve como ministrantes as bibliotecárias do CCBSA Ana Lúcia Leite e Livaneide Silva.