Projetos de pesquisa e extensão do CCBSA são premiados no 2º Congresso Universitário da UEPB realizado em Campina Grande
Com uma participação efetiva de discentes, docentes e técnicos-administrativos durante as apresentações de trabalhos e ministrando oficinas que integraram a programação do evento, o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) esteve presente no 2º Congresso Universitário da UEPB realizado de 8 a 11 de novembro, no Câmpus I da UEPB. Além disso, projetos desenvolvidos no Câmpus V foram premiados no 29º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) e no 6º Seminário de Extensão (SEMEX).
Na mostra de trabalhos de pesquisa, o projeto “Potencial antimicrobiano de bactérias edáficas pertencentes ao Phylum Actinobacteria, Firmicutes e Proteobacteria”, desenvolvido pela discente do curso de Ciências Biológicas do CCBSA, Vitoria Gaspar Bernardo, tendo como orientadora a professora Brígida Thaís Luckwu de Lucena, ficou em primeiro lugar na área de Ciências Biológicas.
Na área de Ciências Sociais Aplicadas, a pesquisa “Federalismo assimétrico e repartição de competências dos entes: (in)competência legislativa do município”, do estudante de Relações Internacionais Luiz Alberto Alves da Silva sob a orientação da professora Luiza Rosa Barbosa de Lima, foi o segundo colocado. Também nessa mesma área, o projeto “O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB no período da pandemia da covid-19”, desenvolvido pela estudante de Arquivologia Lidia Santos Gomes com a orientação da professora Eliete Correia Dos Santos obteve menção honrosa.
Na área de Ciências Humanas, o projeto “A manifestação do islamismo como instrumento político de resistência palestina”, desenvolvido pela estudante de Relações Internacionais Fernanda Bezerra de Melo e orientado pelo professor Fábio Nobre, obteve o segundo lugar.
Dentre os trabalhos da extensão, o “Projeto Reutiliza – desenvolvendo o consumo consciente e a economia criativa para o alcance dos ODS”, desenvolvido pelo estudante de Relações Internacionais Lucas Samuel da Silva sob coordenação da professora Lucila Vilhena, foi contemplado com o Prêmio Paulo Freire com o 1º lugar na área de educação.
Na área de comunicação, o projeto “Comunica UEPB Câmpus v: a comunicação institucional e seus impactos no combate à desinformação”, do estudante de Arquivologia Douglas Nascimento de Santana, sob a coordenação da assessora de Comunicação Juliana Marques, obteve o segundo lugar.
Na área de cultura, o projeto “Universidade no Cristo e Rangel: educação como geradora de segurança humana (Projeto Universidade em Ação – PUA) – fortalecendo identidades, emancipando pela arte e construindo cultura de paz”, que é desenvolvido pela estudante de Relações Internacionais Maria Clara de Andrade e coordenado pelo professor Paulo Kuhlmann também alcançou o segundo lugar.
E o projeto “Humaniza – educação em direitos humanos para o ensino médio da rede pública na Paraíba”, desenvolvido pela estudante de Relações Internacionais Ana Clara Diniz, coordenado pela professora Raquel Melo obteve o 1º lugar na área de direitos humanos.
Também foram realizadas durante o Congresso as oficinas “Desinformação: pensar, agir e intervir”, ministrada pela técnica-administrativa Juliana Marques e pelos discentes de Arquivologia Douglas Nascimento e Gabrielle Torres, e “Práticas inclusivas: acesso à informação às pessoas com deficiência visual”, que teve como ministrantes as bibliotecárias do CCBSA Ana Lúcia Leite e Livaneide Silva.