Projetos de pesquisa e extensão do CCBSA participam das comemorações pelos 70 anos da Vila Vicentina
Sabedoria, paciência, maturidade, experiência, são vários os termos que definem uma fase da vida em que o ser humano possui uma grande bagagem cultural e histórica, tem muitas lições de vida a transmitir, mas, também sofre com o descaso e abandono daqueles que consideram os idosos apenas uma representação do passado, e, assim sendo, deveriam ficar à margem da sociedade.
Porém, indo na contramão desse pensamento, algumas instituições e pesquisadores desenvolvem iniciativas que buscam valorizar o conhecimento e a riqueza cultural que podem ser construídos com a ajuda dessa parcela da sociedade, os idosos. Nessa perspectiva é que estudantes do bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, sob a supervisão da professora Suerde Miranda de Brito desenvolvem projetos de pesquisa e extensão voltados ao público da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Vila Vicentina Júlia Freire (VVJF), localizada em João Pessoa.
Recentemente, a equipe da UEPB participou das festividades que marcaram os 70 anos da instituição, realizadas nos dias 23 e 27 de abril. Na oportunidade, o grupo envolvido nos projetos participou de atividades recreativas com os idosos da instituição. Também foi feito todo o registro fotográfico do evento, que contou, ainda, com uma exposição fotográfica, organizada pelos estudantes e docentes da UEPB, reunindo imagens históricas da VVJF.
O projeto de extensão “Preservação da memória institucional: o caso do arquivo iconográfico da Vila Vicentina Júlia Freire”, que integra a cota da PROBEX 2013-2014, é desenvolvido com o intuito de organizar, acondicionar e digitalizar o acervo iconográfico da VVJF. Formado pelos estudantes Anacilia Castro, Ana Cristina Flôr, Fernando Antônio Machado, Jandinete Leal, Janielly dos Santos, Jefferson Moraes, Mauro Porfírio Júnior, Nivaldo Cabral, Pollyanna Gouveia e Thais David, todos vinculados ao bacharelado em Arquivologia da UEPB. As atividades do projeto são voltadas à classificação e descrição das fotografias, além de registros fotográficos dos eventos internos e externos da instituição.
Essa iniciativa é uma continuidade do projeto de extensão “Memória da Vila: preservação do acervo fotográfico de uma instituição de longa permanência para idosos”, realizado entre 2012 e 2013, sob a coordenação das Suerde Miranda de Oliveira Brito e Anna Carla Silva de Queiroz.
Já o projeto de pesquisa que integra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UEPB: “Representações sociais, narrativas e memórias da Vila Vicentina Júlia Freire”, que conta com os estudantes de Arquivologia Mauro Porfírio Júnior e Mayara Virgínia, tem o objetivo de conhecer a história da Vila Vicentina Júlia Freire, a partir de suas memórias e representações sociais.
Para atender o objetivo dos projetos, de preservar a memória institucional da VVJF, a equipe envolvida na iniciativa realiza visitas aos idosos para a coleta de fotos do acervo pessoal destes, que posteriormente são classificadas, caso necessário, restauradas e digitalizadas. Após esse processo as imagens são disponibilizadas ao público que pode ter acesso à história da instituição presente nesse material.
A aluna do curso de Arquivologia Anacilia Castro destaca a emoção e o aprendizado diário, possibilitado a partir do contato com os idosos. “Acredito que é fundamental para nós participarmos de uma atividade de extensão, seja ela qual for, como forma de dar um retorno à sociedade que nos financia. E, sobretudo essa iniciativa em que estamos envolvidos, é apaixonante porque a partir do momento que entramos em contato com o idoso para conseguir informações sobre cada foto, passamos a conhecer melhor sua trajetória de vida e nos sentimos parte dessa história. Eles demonstram um carinho muito grande por nós, e sentem a nossa falta quando nos ausentamos por algum motivo pessoal. Já tivemos casos de idosos que se emocionaram ao ver as fotos que reconstituímos, e isso é o que nos estimula a seguir com o nosso trabalho”, relembrou a estudante.
De acordo com a professora Suerde Brito a parceria que se estabeleceu entre a UEPB e a Vila Vicentina Júlia Freire, por meio dos mencionados projetos, foi resultado de outras atividades acadêmicas, realizadas no ano de 2012. “Na ocasião, um grupo de alunos de Arquivologia entregou doações de alimentos não perecíveis e de material de higiene pessoal coletadas no Trote Solidário do Campus V e, na oportunidade, sob minha orientação, desenvolveu uma prática do componente curricular Metodologia Científica. Posteriormente, entre as ações do Trote Solidário no CCBSA, foi realizada a visita dos integrantes do PUA – Projeto UEPB em Ação, com brincadeiras e atividades de lazer”, destacou a docente.
Sobre a Vila Vicentina
A Vila Vicentina “Júlia Freire” é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que foi criada em 1944. Reconhecida como utilidade pública através de leis municipal e estadual, a instituição abriga cerca de 60 idosos, com idades entre 60 e 105 anos.