Projeto voltado a catadores de recicláveis informa sobre atividades durante o mês de janeiro

26 de dezembro de 2013

A coordenação do projeto “Inclusão Social de catadores(as) de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa- PB”, financiado pelo Ministério do Trabalho e pela  Secretaria de  Economia  Solidária do  Governo  Federal e desenvolvido nas dependências do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, informa à comunidade acadêmica e escolar do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas que o projeto  irá intensificar suas ações a partir  do dia 2 de Janeiro de 2014, considerando que a empresa responsável pela contratação do pessoal de apoio pedagógico já foi licitada e  apresentou-se para as atividades do projeto.

Já houve a primeira reunião de planejamento para as  atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano de 2014. As atividades serão desenvolvidas  todas as tardes  no  Campus V. Entre as atividades  estão programadas reuniões todas as quartas feiras com a equipe de apoio incluindo os alunos extensionistas, professores  do  Campus V, com a presença de catadores;  visitas e reuniões com os catadores dos bairros do Cristo, Rangel, Vale das  Palmeiras, Mandacaru, EMPASA, Castelo Branco II, entre outros.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto, professora Fátima Araújo, serão realizadas reuniões com a  Empresa  Municipal de Limpeza  Urbana de João  Pessoa-  EMLUR, responsável pela  Coleta  Seletiva da cidade de  João  Pessoa, além da  Secretaria de Meio  Ambiente do  Estado,  Secretaria de  Desenvolvimento  Humano do Estado, Instituto  Federal de  Educação,  Universidade  Federal da  Paraíba e a  Superintendência de  trabalho da  Paraíba,  representantes do  Movimento  Nacional dos catadores na  Paraíba, e a rede lixo e cidadania. Todos estes órgãos  serão parceiros  do trabalho que será realizado com 600  catadores no município de João Pessoa. O lançamento do programa de  formação de catadores,  para organizá-los  em cooperativas  e associações, será realizado no dia 30 de Janeiro.