Projeto voltado a catadores de recicláveis informa sobre atividades durante o mês de janeiro
A coordenação do projeto “Inclusão Social de catadores(as) de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa- PB”, financiado pelo Ministério do Trabalho e pela Secretaria de Economia Solidária do Governo Federal e desenvolvido nas dependências do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, informa à comunidade acadêmica e escolar do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas que o projeto irá intensificar suas ações a partir do dia 2 de Janeiro de 2014, considerando que a empresa responsável pela contratação do pessoal de apoio pedagógico já foi licitada e apresentou-se para as atividades do projeto.
Já houve a primeira reunião de planejamento para as atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano de 2014. As atividades serão desenvolvidas todas as tardes no Campus V. Entre as atividades estão programadas reuniões todas as quartas feiras com a equipe de apoio incluindo os alunos extensionistas, professores do Campus V, com a presença de catadores; visitas e reuniões com os catadores dos bairros do Cristo, Rangel, Vale das Palmeiras, Mandacaru, EMPASA, Castelo Branco II, entre outros.
De acordo com a coordenadora técnica do projeto, professora Fátima Araújo, serão realizadas reuniões com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa- EMLUR, responsável pela Coleta Seletiva da cidade de João Pessoa, além da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, Instituto Federal de Educação, Universidade Federal da Paraíba e a Superintendência de trabalho da Paraíba, representantes do Movimento Nacional dos catadores na Paraíba, e a rede lixo e cidadania. Todos estes órgãos serão parceiros do trabalho que será realizado com 600 catadores no município de João Pessoa. O lançamento do programa de formação de catadores, para organizá-los em cooperativas e associações, será realizado no dia 30 de Janeiro.