Projeto vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Câmpus V da UEPB realiza ação alusiva ao Dia da Botânica

30 de abril de 2025

O projeto de extensão “Foco na botânica”, que é vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) realizou, na manhã do dia 26 de abril, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, a  trilha temática intitulada “Flora aflora: combate à impercepção botânica”, que foi promovida em alusão ao dia nacional da botânica, celebrado em 17 de abril. Participaram do evento estudantes e público em geral.

De acordo com a coordenadora do projeto, a bióloga Tatiana Ponce de Leon, o objetivo da atividade é proporcionar aos visitantes uma vivência imersiva de educação ambiental, com foco na botânica, unindo observação científica  e expressão artística através da mobgrafia, a arte da fotografia com dispositivos móveis. Estimular o olhar atento às formas, cores, texturas e estruturas vegetais muitas vezes invisibilizadas no cotidiano, promovendo o combate à “impercepção botânica”.

“As plantas costumam ser vistas apenas como parte de um cenário da natureza, enquanto os animais recebem mais atenção. Atividades como essa direcionam o olhar do público para a diversidade de formas, cores e texturas do mundo vegetal, ajudando a combater a impercepção botânica. Além disso, parcerias como essa com o Jardim Botânico fortalecem nosso projeto e promovem uma educação ambiental fundamental nos dias de hoje. Conhecer para conservar, essa é a ideia”, explica Tatiana.

Idealizado a partir do entendimento de que a fotografia realizada com aparelhos móveis, smartphones e tablets poderia auxiliar no ensino da botânica, esse Projeto busca despertar o interesse de uma geração que está inserida num contexto fortemente caracterizado pela presença das tecnologias.

Mais informações: www.instagram.com/foconabotanica

Texto: Juliana Marques.