Projeto Universidade Saudável realiza evento no Câmpus V alusivo ao outubro rosa

25 de outubro de 2023

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Com o objetivo de oportunizar o diálogo a respeito da saúde da mulher, o projeto “Universidade Saudável”, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na manhã desta quarta-feira (25), uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa.

O evento teve início com a palestra “Violência obstétrica como desafio para a saúde pública: questões de direitos humanos e autodeterminação”, ministrada pela agente de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa e advogada especialista em direito da saúde Lucélia Santos. Na oportunidade, Lucélia apresentou alguns direitos voltados à mulher, com evidência para as questões relacionadas à violência obstétrica.

“É preciso que as mulheres reconheçam as violações relacionadas à saúde e que elas percebam que é possível buscar respaldo jurídico para os diversos tipos de abuso que as acometem. Além disso, é importante que as mulheres saibam que é possível ter a assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), que vem fazendo uma política de humanização com o objetivo de coibir e apoiar essas mulheres. Nesse sentido, entendo que o diálogo com estudantes de Ciências Biológicas, que é a maioria do público dessa palestra, é imprescindível considerando que o pesquisador ou docente da Biologia é agente multiplicador desse tipo de conhecimento nos centros de pesquisa, dentro das escolas das universidades, serviços de gerência do SUS, dentre outros espaços”, explica Lucélia.

Após a palestra foi realizada a mesa de diálogo com a participação de integrantes do grupo Mãos q acolhem, que são parceiras neste evento, e a Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa realizou testagem de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Também houve a apresentação de banners.

Texto e fotos: Juliana Marques.