Projeto MUDDE encerra atividades de 2016 com gincana que discutiu tolerância e respeito com estudantes do ensino médio
Seguindo a perspectiva de despertar a reflexão e o senso crítico sobre temas de relevância social, o projeto “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexão para além dos muros acadêmicos”, que é vinculado ao curso Arquivologia da Universidade Estadual de Paraíba, realiza, nestes últimos dias de dezembro, a entrega das premiações da gincana realizada entre os dias 28 de novembro a 3 de dezembro, com estudantes do ensino médio da Escola Estadual José Lins do Rêgo.
A iniciativa teve foco nas tarefas voltadas à tolerância e ao respeito, buscando proporcionar diálogo e uma ambiente de paz na escola. “Realizamos essa ação com um caráter diferente das gincanas tradicionais, visto que não havia a competição e escolha de melhores ou piores, o principal era que cada um buscasse uma superação de barreiras e tentasse ser uma pessoa melhor. E as tarefas foram pensadas com esse viés”, explicou o coordenador do MUDDE, professor Henrique França.
Ao fim da semana de atividades, as equipes consideradas pelos professores, jurados externos e integrantes do projeto como as mais organizadas e comprometidas com a ação foram premiadas com uma viagem e passeios. As duas primeiras turmas mais bem colocados foram, no dia 13 de dezembro, ao Recife Antigo e Instituto Ricardo Brennand, que abriu as portas para que os estudantes conhecessem gratuitamente o espaço. E as outras duas turmas, que ficaram em terceiro e quarto lugar devem participar de um passeio e piquenique no Forte de Santa Catarina, em Cabedelo nesta sexta-feira, 23 de dezembro.
As atividades contaram com o apoio do Projeto UEPB em Ação (PUA), “Audiovisualmentes: produzindo e mediando conteúdos educacionais como ferramenta de disseminação social e comunicação pedagógica”, e da direção e equipe pedagógica da Escola Estadual José Lins do Rêgo, em especial a diretora Mirian Gonçalves Dias e a professora Benilda Cavalcante.