Projeto Limite do Visível celebra nova etapa com a defesa dos primeiros Trabalhos de Conclusão de Curso
Instalado em 2023, pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), o Limite do Visível celebra mais uma etapa na consolidação desse Projeto que agora encaminha ao mercado novos profissionais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência de Dados (CD): a defesa dos primeiros Trabalhos de Conclusão de Curso.
Na última sexta-feira (23) foi realizada a defesa da pesquisa intitulada “A segurança de dados na gestão empreendedora em plataformas digitais”, desenvolvida pela concluinte Janyelle Oliveira Pinto de Castro para a conclusão de curso de ADS sob a orientação da professora Janayna Souto Leal. Na ocasião a formanda obteve nota 10,00 sendo aprovada com louvor.
Integrante da turma pioneira do curso de ADS, Janyelle lembra da trajetória desde o início do curso, a importância dos eventos que participou, como hackathons e palestras, o estágio na Fundação Casa de José Américo, onde teve a chance de começar a colocar em prática o que aprendeu ao longo da formação, o apoio de professores, colegas e da família, os desafios enfrentados, sobretudo para lidar com termos técnicos e na comunicação, dentre outros momentos.
“Defender meu TCC como a primeira aluna da história do Projeto Limite do Visível é um momento de enorme orgulho. Desde do ensino médio, eu tinha uma curiosidade genuína em entender como os sistemas funcionavam por trás das telas — queria saber o que fazia um site rodar, um app responder, como tudo era construído. E foi essa curiosidade que me levou a querer estudar tecnologia e fazer parte desse projeto que foi um dos fatores que transformou minha vida. Me trouxe conhecimento, oportunidades e visibilidade que eu não imaginava. Hoje, me vejo mais preparada, confiante e realizada como mulher na tecnologia. Espero que minha trajetória inspire outras pessoas a acreditarem que o impossível pode, sim, se tornar visível”, afirma Janyelle.
A orientadora do TCC, professora Janayna assegura que esse resultado se deve, em parte, à clareza e objetividade com que a concluinte encarou essa fase do curso. “Mesmo sendo um desafio, a aluna não se intimidou e apresentou uma proposta bastante coerente, contemporânea e instigante para investigação do seu TCC. Foi um processo de parceria e, principalmente, de troca e aprendizado entre nós duas. Como orientadora, só consigo demonstrar como estou orgulhosa do comprometimento e dedicação que ela apresentou enquanto pesquisadora. Uma pequena amostra da profissional brilhante que teremos em breve no mercado”, declara.
Para o coordenador adjunto do curso, professor José Wilker Silva, essa primeira defesa marca um momento muito especial para todos os envolvidos. “Simboliza não só a consolidação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do curso, mas também o fortalecimento do próprio curso na cidade, mostrando seu compromisso com a qualidade e a formação de profissionais preparados para o mercado de tecnologia. Para a cidade de João Pessoa, essa defesa representa um passo importante na construção de um polo de tecnologia cada vez mais sólido e conectado às demandas atuais, contribuindo para o desenvolvimento local e regional”, avalia.
O Limite do Visível tem como propósito formar profissionais em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico da Paraíba, por meio de cursos superiores com certificação da UEPB. A proposta é aliar qualificação técnica, inovação e inclusão social. Para tanto, são ofertadas vagas nos cursos de ADS e CD para jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede estadual de Ensino da Paraíba entre 2019 e 2024 e que não tenham vínculo empregatício. Os(as) selecionados(as) recebem uma bolsa estudantil mensal de R$ 1 mil durante todo o período de formação.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação