Projeto do CCBSA será apresentado em Seminário Brasileiro de Gestão de Resíduos

18 de novembro de 2013

Organizar em associações e cooperativas os catadores de materiais recicláveis, que trabalham nos lixões e ruas da cidade de João Pessoa, capacitando-os e oferecendo-lhes melhores condições de trabalho, este é o objetivo do projeto “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, que foi aprovado para apresentação no espaço de relatos de experiências, diálogos pertinentes e sustentáveis, durante o I Seminário Brasileiro de Gestão Integrada de Resíduos, SEMBRAGIRES 2013.

O evento será realizado de 25 a 29 de novembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, e reúne especialistas, gestores públicos, empresários e interessados na temática para discutir os avanços na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, identificando problemas, tendências e alternativas de solução, além de promover uma maior integração da sociedade com as temáticas relacionadas à gestão dos resíduos sólidos.

Na oportunidade será apresentado o projeto de autoria da docente do Campus V, professora Fátima Araújo, fruto de um convênio com o MTE, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, que está em desenvolvimento no CCBSA beneficiando uma média de 600 catadores da capital do Estado.

Dentre as ações do projeto estão a capacitação de equipe técnica; identificação, sensibilização, mobilização e cadastramento dos catadores de rua, lixões e aterro sanitário de João Pessoa; inclusão dos catadores no cadastro único do Governo Federal, e no Programa Brasil Alfabetizado, no caso dos não alfabetizados; organização de pontos de armazenamento e entrega voluntária de resíduos; campanha de valorização da categoria; criação de um espaço de empreendimento econômico solidário, com galpão, balanças, esteiro, prensa, carrinhos de substituição da tração humana, entre outras ações. Estão previstos ainda cursos abordando temas relativos à economia solidária, erradicação do trabalho infantil, alternativas de enfrentamento à pobreza e formação política.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, professora Fátima Araújo, esse projeto é uma alternativa de combate aos problemas que são vivenciados no cotidiano dos catadores de resíduos de João Pessoa. “A Paraíba é o último estado no ranking de coleta seletiva em todo o Brasil. Além da falta de consciência ambiental e cívica da população, os catadores de materiais recicláveis são obrigados a trabalhar numa situação precária, tendo que vender o material coletado a preços abaixo do real valor de mercado, comprometendo a sua saúde física e a renda familiar, na grande maioria das vezes, não chegando a satisfazer as suas necessidades mais básicas e elementares”, relata a professora Fátima.

Neste sentido, a docente enfatiza ainda a necessidade de organização da categoria para que essa realidade possa mudar, e lembra que o projeto desenvolvido pela UEPB atua com essa perspectiva. “É preciso um trabalho que oriente essa categoria sobre uma nova possibilidade de trabalho através das associações e cooperativas, fortalecendo o resultado do seu trabalho e a possibilidade de barganhar um preço melhor à medida que unem forças e aumentam o volume de material. Investir na formação e capacitação para que eles possam adquirir conhecimento capaz de melhorar a sua atuação no mercado de recicláveis se faz essencial” avalia.

Segundo os organizadores do SEMBRAGIRES 2013  nas últimas décadas houve um aumento significativo na geração de resíduos nas cidades, não só em quantidade, mas também na diversidade. A grande concentração urbana no Brasil, onde 85% das pessoas moram nas cidades (IBGE,2012), aliada ao maior acesso da população ao consumo nos últimos anos, é um grande complicador da gestão de resíduos sólidos. Diante deste cenário, eventos e projetos que abordem essa temática são fomentadas em todo o país na busca por alternativas de enfrentamento a essa problemática.