Projeto voltado a catadores de materiais recicláveis realiza visita técnica e prorroga atividades
O projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, vinculado ao Centro de Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e financiado pelo Ministério do Trabalho e pela Secretaria de Economia Solidária do Governo Federal, realizou, na tarde desta terça-feira (24), uma visita técnica com o representante da Superintendência Regional do Trabalho, Antônio Grilo, à cooperativa Acordo Verde, localizada no Jardim Cidade Universitária.
Além do representante do Ministério do Trabalho, a visita contou com a presença da coordenadora do projeto, professora Fátima Araújo, e da docente do Campus V Jacqueline Echeverría Barrancos, que atua como consultora nesta iniciativa e deverá apoiar a cooperativa na elaboração de um plano de negócios.
O referido projeto é realizado desde 2013 voltado à identificação, sensibilização, mobilização, formação e inclusão em associações e cooperativas de catadores de toda a João Pessoa, desenvolvendo atividades de encubação, assistência técnica e nucleação. As ações têm o intuito de fortalecer a participação política dos catadores incrementando a renda, adequando suas atividades às normas de saúde e segurança no trabalho, inserindo-os em políticas sociais, entre outros benefícios. A previsão inicial de finalização do projeto era em 2015, porém, devido aos resultados positivos já alcançados a iniciativa foi prorrogada até dezembro de 2016.
“Já contabilizamos a identificação e cadastro de mais de 700 catadores, 30% destes organizados e 70% avulsos. Também realizamos oficinas de reciclagem, intercâmbios com cooperativas da cidade de João Pessoa e Santa Rita, organizamos a participação dos catadores em eventos, montamos a estrutura e articulamos junto a parceiros aulas de alfabetização e letramento, entre outras ações que visam proporcionar melhores condições de trabalho e de vida para a população atendida pelo nosso projeto”, avalia a professora Fátima Araújo.
Durante a visita técnica o presidente da cooperativa Acordo Verde, Rodrigo Gomes, destacou a importância das ações realizadas pelo projeto da UEPB para que os catadores de materiais recicláveis possam ser melhor orientados para a realização do trabalho e para que possam vislumbrar novos horizontes não só no ambiente de trabalho mas na trajetória de vida.
“Precisávamos dessa orientação para saber como realizar o nosso trabalho de forma correta mas, também tivemos conquistas para a nossa vida, muitos de nós não sabiam nem escrever o próprio nome e agora estão aprendendo a ler e escrever, uma grande alegria”, comemora emocionado Rodrigo Gomes.
Dentre as próximas ações do projeto está a realização de mais uma formação voltada aos catadores e, posteriormente, será elaborado o plano de negócios, com metas de execução das atividades com a finalidade de organizar o negócio formalmente.