Projeto do CCBSA é contemplado em diversos editais de pesquisa e extensão

11 de março de 2016

“Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA”, esse é o título do trabalho desenvolvido pela professora Eliete Correia Santos, desde 2007, no curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que tem sido aprovado em editais de pesquisa e extensão, com bolsas e um recurso de financiamento de 100 mil reais.

O projeto foi iniciado a partir da experiência nas aulas dos componentes curriculares “Oficina de Textos I e II”, do curso de Arquivologia. “Ao introduzirmos o estudo dos gêneros acadêmicos, as discussões dos alunos em sala de aula revelaram as dificuldades temáticas, composicionais e linguísticas. A maioria deles apresentou insegurança e medo ao falar em público e ao escrever textos”, esclareceu a professora Eliete Santos.

Ela ainda acrescentou que “nessa perspectiva, em parceria com as professoras Francinete Fernandes, ministrante dos componentes curriculares ‘Análise documentária I e II’ e ‘Fundamentos Arquivísticos’ e Elisângela Mendonça, responsável pela disciplina de ‘Metodologia Científica’ pensamos na realização de um trabalho, de caráter interdisciplinar, no qual os alunos pudessem produzir artigos científicos que seriam orientados pelas docentes segundo a perspectiva de cada um desses componentes curriculares e seriam expostos e avaliados como trabalho final de todas as disciplinas”.

Essa experiência resultou no Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), cujas apresentações estavam na modalidade de comunicação oral e foram publicados, internamente, em um CD de anais de cada semestre. As várias edições do SESA, realizadas de 2007 a 2010, resultaram, nessa fase inicial, em mais de 200 artigos científicos, publicados em periódicos da área, apresentados em eventos da própria UEPB e de outras instituições, e, em alguns casos, os estudantes escolheram a temática abordada em seus artigos para transformá-los nos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Parte destas produções foi selecionada pelas professoras Eliete Correia Santos e Francinete Fernandes, que submeteram os trabalhos a pesquisadores de renome nacional e internacional, a exemplo da professora Heloísa Belloto, da USP, Fernanda Ribeiro, da Universidade do Porto, Angélica Martins, da UnB, além de outros docentes de relevância na área de Arquivologia e Linguagem. O resultado desta seleção é o livro “Seminários de saberes arquivísticos: Práticas de Leitura e Escrita na Universidade”, lançado em 2013.

O projeto é desenvolvido de forma contínua com excursões10641218_423237134482304_5454357454263831552_n pedagógicas, mostras de linguagens, palestras, mesas-redondas, cursos, e, atualmente, estão em fase de produção dois livros que deverão ser lançados ainda em 2016, uma das obra com artigos dos estudantes, que já estão com os pareceristas em fase de reescritura, e outra produção que irá reunir publicações dos docentes envolvidos no projeto SESA.

Além de docentes do curso de Arquivologia da UEPB o projeto SESA reúne parceiros dos cursos de Letras do Campus da UEPB em Catolé do Rocha e do polo de Educação a Distância; dos cursos de Ciência da Informação da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade de Coimbra e da Universidade de Brasília; do curso de Arquivologia do União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC; do curso de Administração do Instituto Campinense de Ensino Superior; do curso de Letras da Universidade Regional do Cariri; do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco e do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense.

Além disso, foi estabelecida, recentemente, uma parceria na área de Tecnologia da Informação com a FACISA que permitirá o desenvolvimento de atividades de computação, digitação de textos, formatação, cursos e o desenvolvimento de um software denominado “Estrela de Davi”, voltado à metodologia de planejamento dos gêneros acadêmicos.

SONY DSC

De acordo com a professora Eliete Santos, os recursos federais do edital PROEXT- MEC 2015, devem ser investidos em financiamento de viagens de palestrantes de instituições parceiras que virão à UEPB para proferir palestras e cursos; e para promover a ida da equipe do projeto SESA ao Porto para proferir atividades planejadas em conjunto com as instituições parceiras, implementando o intercâmbio proposto por essa iniciativa.

Além disso, em breve será construído um espaço que servirá de sede para as atividades do projeto, além de serem adquiridos equipamentos que facilitarão o desenvolvimento das ações.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Juliana Marques e arquivo do projeto SESA.