Projeto do CCBSA prossegue comemorações alusivas ao dia do meio ambiente com oficinas de reciclagem
Com o objetivo de apresentar possibilidades de reaproveitamento de um material que seria descartado na natureza, contribuindo com o meio ambiente e podendo gerar renda, o projeto “Inclusão Social de catadores(as) de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa- PB”, financiado pelo Ministério do Trabalho e pela Secretaria de Economia Solidária do Governo Federal, vinculado ao Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, realizou nesta segunda e terça-feira (11), oficinas de reciclagem de garrafas pet, pneus e pallets .
A atividade, realizada em parceria com a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), marcou as comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho. Foram contempladas 25 pessoas, entre catadores de material reciclável de João Pessoa e colaboradores da Empasa.
Durante as oficinas, ministradas pela decoradora e artista plástica Joseane Vogel, foram apresentadas técnicas simples e de baixo custo para transformação de pneus, pallets e garrafas pet em móveis e materiais de decoração. “Procuramos mostrar ideias de utilização desse material, com o mínimo de gasto para que os participantes da oficina possam incrementar a renda, e, ao mesmo tempo, buscamos conscientizá-los sobre a importância de fazermos a nossa parte em favor do nosso planeta”, destacou Joseana.
Para o membro da Associação de Catadores de João Pessoa (ASCARE), José Miguel Maranhão, essas oficinas são a oportunidade de despertar nos participantes um novo olhar sobre os materiais que os catadores encontram em abundância jogados nas ruas e que podem ser transformados em móveis ou produtos decorativos.
Sobre o projeto
Essas oficinas compreendem parte das atividades do projeto “Inclusão Social de catadores (as) de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa- PB”, que será desenvolvido até 2015, beneficiando uma média de 600 catadores da capital do Estado.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Fátima Araújo, a iniciativa pretende proporcionar melhores condições de vida e trabalho para os catadores de material reciclável de João Pessoa, fortalecendo sua participação política, incrementando a renda, adequando suas atividades às normas de saúde e segurança no trabalho, inserindo-os em políticas sociais, entre outros benefícios.
Dentre as etapas do projeto implementadas pelo projeto estão a capacitação de equipe técnica; identificação, sensibilização, mobilização e cadastramento dos catadores de rua, lixões e aterro sanitário de João Pessoa; inclusão dos catadores no cadastro único do Governo Federal e no Programa Brasil Alfabetizado, no caso dos não alfabetizados; organização de pontos de armazenamento e entrega voluntária de resíduos; campanha de valorização da categoria; criação de um espaço de empreendimento econômico solidário, com galpão, balanças, esteiro, prensa, carrinhos de substituição da tração humana, entre outras ações.
Também são realizadas periodicamente oficinas, cursos e eventos voltados ao público atendido pelo projeto.