Projeto do câmpus V voltado à assistência dos catadores participa de reunião para a construção de políticas de inclusão deste público
Em reunião realizada nesta terça-feira, 22 de junho, com a participação da equipe do projeto de extensão “Mobilização, Inclusão e Formação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis do Município de João Pessoa”, vinculado ao câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), representantes do Ministério Público da Paraíba, Defensoria Pública, Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR), Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado e lideranças de cooperativas de catadores, foi estabelecida uma mesa de diálogo junto à prefeitura municipal de João Pessoa para a implementação de uma política de inclusão dos catadores nas ações da gestão. Como resultado na reunião, em breve, o Ministério Público deve promover uma audiência pública para a que a temática seja amadurecida junto aos gestores municipais.
Desde o início da pandemia o projeto da UEPB tem intensificado as ações de assistência aos catadores que foram impactados de sobremaneira com as restrições de circulação impostas pela Covid-19. As atividades vêm sendo desenvolvidas em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) do Governo do Estado da Paraíba, a Defensoria Pública, a União PB – Seção Estadual da União BR e diversas lideranças de movimentos sociais, a exemplo da Central Única das Favelas (CUFA), e cooperativas de catadores.
Através do cadastro dos catadores vinculados à essa iniciativa, diversas entidades públicas e privadas têm realizado doações de alimentos e EPIs para esse público intermediadas pelo projeto da UEPB. A logística de distribuição das doações fica sob a responsabilidade da UEPB, que também tem desenvolvido, em paralelo, iniciativas próprias para minimizar o impacto negativo da pandemia na vida dos catadores de recicláveis e população vulnerável, seja através da campanha “SOS Catador”, ou, por meio da articulação junto às autoridades públicas no sentido de assegurar direitos.
Segue também a Campanha “SOS Catador” que busca arrecadar alimentos, EPIs e donativos em geral que podem ser entregues no prédio do câmpus de João Pessoa (Rua Horácio Trajano de Oliveira, Cristo) ou no prédio da Administração Central da UEPB (Bairro Universitário, Campina Grande). Além disso, também podem ser realizadas doações financeiras pela plataforma (https://benfeitoria.com/soscatador).
Sobre o projeto
O projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária” foi criado em 2013 com o objetivo de dar apoio para a formalização e organização das cooperativas, promover a alfabetização e o letramento e, assim, possibilitar melhores condições de vida para catadores de materiais recicláveis da Zona da Mata (João Pessoa, Bayeux e Santa Rita).
Além de ações de alfabetização, o projeto já realizou formações de empreendedorismo, consultoria jurídica, adquiriu EPIs, balanças, prensas, geladeira, fogão, carrinhos de coleta, um caminhão, que auxilia na logística da atividade de cooperativas de catadores atendidas pelo projeto, entre outros itens que visam proporcionar melhorias nas condições de trabalho e de vida destes catadores.
As atividades do projeto são acompanhadas por docentes da UEPB e discentes do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V da UEPB vinculados ao componente curricular “Educação Ambiental”.
Texto: Juliana Marques