Projeto do câmpus V prossegue com ações de assistência aos catadores de João Pessoa
Com nove anos de atividades, promovendo a melhoria na qualidade de vida da população atendida pela iniciativa, o projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, vinculado ao Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem empreendido diversas iniciativas de assistência aos catadores da grande João Pessoa.
Recentemente, por meio de uma parceria com a União PB – Seção Estadual da União BR, um grupo de cinquenta catadores da Astramare, Ascare Bessa, Acordo Verde, São Rafael , Ascamang e Empasa foram beneficiados com a doação de vales gás que são destinados à população em condição de vulnerabilidade. Esta iniciativa soma-se a outras ações articuladas pelo projeto, com maior intensidade no período de pandemia.
As atividades vêm sendo desenvolvidas em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) do Governo do Estado da Paraíba, a Defensoria Pública, a União PB e diversas lideranças de movimentos sociais, a exemplo da Central Única das Favelas (CUFA), e cooperativas de catadores.
Além de organizar e intermediar doações de alimentos, EPI’s e realizar campanhas de arrecadação de recursos financeiros, o projeto também tem articulado o diálogo permanente com órgãos públicos, participando de reuniões que visam apresentar caminhos para as melhorias nas condições de vida e trabalho dos catadores do município de João Pessoa.
Sobre o projeto
O projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária” foi criado em 2013 com o objetivo de dar apoio para a formalização e organização das cooperativas, promover a alfabetização e o letramento e, assim, possibilitar melhores condições de vida para catadores de materiais recicláveis da Zona da Mata (João Pessoa, Bayeux e Santa Rita).
Além de ações de alfabetização, o projeto já realizou formações de empreendedorismo, consultoria jurídica, adquiriu EPIs, balanças, prensas, geladeira, fogão, carrinhos de coleta, um caminhão, que auxilia na logística da atividade de cooperativas de catadores atendidas pelo projeto, entre outros itens que visam proporcionar melhorias nas condições de trabalho e de vida destes catadores.
As atividades do projeto são acompanhadas por docentes da UEPB e discentes do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V da UEPB vinculados ao componente curricular “Educação Ambiental”.
Texto: Juliana Marques