Projeto de pesquisadora do Câmpus V é aprovado em edital da Fapesq com foco no protagonismo feminino na ciência
O projeto de pesquisa “Seminários de Saberes Arquivísticos (SESA): Inteligência Artificial e Práticas Educativos-Decoloniais para a valorização da memória e promoção do pensamento crítico”, de autoria da professora do curso de arquivologia e Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ) do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Eliete Correia dos Santos, foi contemplado em processo seletivo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) por meio de edital de “Apoio ao Protagonismo Científico de Mulheres e Meninas na Ciência”.
O edital, que oferecerá um aporte de até R$ 50 mil para fortalecimento de pesquisas, visa contribuir com o protagonismo feminino no Estado, apoiando trabalhos científicos, tecnológicos e de inovação, desenvolvidos por pesquisadoras mulheres, que não apenas fazem ciência voltada para a questão feminina, mas que apresentaram propostas com importância para o desenvolvimento do Estado.
A pesquisa da professora Eliete investiga como a integração de práticas educativas, dialógicas e decoloniais no contexto arquivístico, aliada ao uso de inteligência artificial (IA) aplicada à difusão de arquivos, pode promover a valorização da memória histórica local e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e cultural nas comunidades, com foco na justiça social e epistêmica. A relevância do estudo reside na transformação das práticas arquivísticas, que passam de um foco exclusivo na preservação de documentos para uma maior ênfase no acesso à informação e no engajamento com o usuário.
Com Pós-doutorado em Educação Contemporânea e Doutorado em Linguística a professora Eliete possui uma vasta produção acadêmica, com 44 artigos publicados em periódicos, 26 livros, 62 capítulos de livros e 64 trabalhos em anais, além de mais de 100 apresentações de trabalho e dezenas de palestras. Essa formação, aliada a experiência acadêmica, devem possibilitar o sucesso do Projeto de pesquisa que conta com a participação das mestrandas do PPGDARQ e da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, respectivamente, Ana Carolina Santos, Gabriela Garcia Londres e Wiliana Borges.
A perspectiva é que essa pesquisa, que está sendo conduzida em arquivos públicos e privados da Paraíba, utilizando IA para mapear e interpretar interações e práticas educativas possibilite um maior acesso a documentos históricos, a valorização da memória cultural local e a implementação de metodologias decoloniais nas práticas arquivísticas. Espera-se também um engajamento ativo de estudantes e comunidades, contribuindo para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e fortalecendo a consciência crítica e histórica. Os impactos do projeto se estendem à formação de uma rede de colaboração entre arquivos, escolas e comunidades, além de influenciar políticas públicas e iniciativas que integrem educação e preservação de memória, promovendo a diversidade e inclusão nas práticas arquivísticas.
Além do Projeto da docente do Câmpus V, na UEPB foram contempladas as seguintes pesquisadoras e seus respectivos projetos: Risolene Alves de Macena Araújo, com o projeto “Do Papel à Prática: Estratégias ESG para a Sustentabilidade em Órgãos Públicos Paraibanos”; Izadora Xavier do Monte, com “Experiência de Mulheres em Ensino Superior do Estado da Paraíba – estudo sobre violências e relações de poder na universidade”; e Mauriene Silva de Freitas, com o projeto “Feminicídio sob Investigação”.
As quatro propostas assinaladas pela UEPB compõem o total das dez contempladas, num universo de 57 proposituras apresentadas neste edital da Fapesq.