Projeto de extensão do CCBSA realizará capacitação em coleta seletiva voltada a servidores do TRE-PB
O projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, vinculado ao Centro de Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba realizará, nos dias 28 e 30 de maio, uma capacitação sobre coleta seletiva voltada aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
A atividade será conduzida pela coordenadora do projeto, professora Fátima Araújo, bióloga e assistente social com larga experiência em educação ambiental, gestão de resíduos sólidos e organização de associações e cooperativas de catadores de recicláveis. O evento também terá a participação de Egrinalda dos Santos, catadora e representante do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis, na Paraíba.
Durante o evento será abordado por que, como, quando e para que fazer a coleta seletiva. A atividade contará com exibição de vídeo, dinâmica de identificação e separação de resíduos, perguntas, debates e encaminhamentos. Haverá também uma rápida apresentação do Decreto 5.940/2006, que institui a coleta seletiva solidária nas instituições públicas, e da Lei 12.305/2010, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O projeto “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária” de autoria da professora Fátima Araújo, é fruto de um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, e está sendo desenvolvido até 2015, beneficiando uma média de 600 catadores da capital do Estado, com cursos de capacitação, aquisição de material de trabalho, organização de cooperativas, realização de eventos, entre outras atividades.