Projeto de extensão do CCBSA realiza debates sobre cidadania com mais de 700 jovens do ensino médio

8 de maio de 2014

000_0317Com o intuito de possibilitar uma reflexão sobre cidadania, ética, política, entre outros temas relevantes da sociedade brasileira, o projeto “Memória, sociedade e cidadania: reflexões para além dos muros acadêmicos”, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, tem realizado diversas atividades voltadas aos jovens do ensino médio da Escola Estadual José Lins do Rêgo, no Campus de João Pessoa.000_0321ed

Os encontros reúnem mais de 700 jovens, que, por meio de músicas, textos, rodas de bate-papo e discussões com uma tônica de alerta social, suscitam reflexões sobre a realidade sociocultural e político-econômica do Brasil e buscam fazer com que os participantes assumam posturas críticas e ativas diante dos problemas enfrentados no país.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Henrique França, a opção por trabalhar com esse público atendeu a uma necessidade de Marca MUDDE macacos 3despertar nos jovens desde cedo um senso crítico e provocar um processo de esclarecimento sobre questões que irão interferir no futuro destes estudantes.

Essa perspectiva de atuação é refletida no termo que também é utilizado para nomear o projeto: MUDDE, uma sigla invertida das palavras “envolvimento, diálogo, despertamento, unidade e mudança”.

O projeto tornou-se viável após uma parceria com o professor de Filosofia do ensino médio, Alexano Brito, que disponibilizou seu horário de aula e auxilia nas atividades realizadas com as turmas envolvidas. O docente destaca a importância de iniciativas como essa, que trabalham temáticas já discutidas em sala de aula por meio de músicas, vídeos e rodas de conversa. “Tivemos uma grande alegria quando fomos convidados para participar desse projeto. E eu pude perceber que os alunos também estão empolgados com essa oportunidade que vai além do que é trabalhado em sala de aula”, avaliou o professor Alexano.

As atividades contam, ainda, com a participação da Arquibanda, grupo musical formado pelo professor Henrique e estudantes do curso de Arquivologia da UEPB, que conta com um repertório formado por canções autorais, que discutem as temáticas relacionadas ao evento e versões de clássicos do pop/rock nacional.

Para a aluna do 1º ano do ensino médio, Rebeca Gomes, as atividades são importantes para que ela e os colegas possam se manter informados e mudar de postura com relação às problemáticas que os afetam. “Eu acho ótimo discutirmos ética, política, cidadania, porque não têm muitas pessoas da minha idade que se importam com esses assuntos. Eu vejo que muitos se envolvem em protestos sem saber o porquê, e quando conhecemos melhor essas questões, podemos assumir uma conduta mais consciente”, analisou a estudante.

Inscrições

O projeto MUDDE realizará, nos dias 13 e 14 de maio, as seleções para estudantes colaboradores e voluntários do ensino médio e superior. Os aprovados nas seleções vão participar da produção dos encontros, com pesquisa de textos e músicas relacionadas a questões de cidadania, memória nacional, política e mobilização da sociedade.

A seleção para os estudantes do ensino médio ocorrerá na próxima terça-feira, 13 de maio, no mini auditório do CCBSA, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. E os alunos da graduação serão selecionados na quarta-feira, 14 de maio, das 18h30 às 20h, em local a ser definido.