Projeto de extensão do Campus V inscreve para minicursos de uso de base de dados científicas para pesquisas acadêmica e escolar

7 de outubro de 2019

O projeto de extensão “Socialização do uso de base de dados científicas no âmbito das pesquisas acadêmica e escolar para as comunidades do Câmpus V”, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inscreve, enquanto durarem as vagas, os interessados em participar dos mini-cursos de prática em base de dados, que serão realizados no Câmpus V da UEPB, nos dias 16, 17, 18 e 21 de outubro.

Os mini cursos terão o limite de 12 inscritos por oficina, pois se configuram com acesso prático as bases de dados de cada área oferecida (Arquivologia, Ciências Biológicas, Relações Internacionais e ensino médio). No dia 16 de outubro a bibliotecária Danielle Harlene Moreno, bibliotecária do Câmpus V, ministra o minicurso de base de dados em Ciências Biológicas. No dia 17 de outubro a oficina será voltada ao público de Arquivologia, tendo como ministrante a professora Manuela Maia. No dia 18 de outubro será ministrado, pela bibliotecária do Câmpus V Milena de Araújo, o minicurso de base de dados para o ensino médio. E no dia 21 de outubro a bibliotecária do Câmpus V, Liliane Braga Rolim, ministra a oficina de base de dados em Relações Internacionais. As atividades terão o acompanhamento da bolsista do projeto, a aluna de Arquivologia Palloma Raphaely Alves. Todos minicursos serão realizados das 9 às 12h.

De acordo com a professora Manuela Maia, diante da grande procura de interessados a perspectiva é que sejam realizadas outras edições do minicurso posteriormente. A docente destaca a importância desse tipo de temática, considerando que a linguagem cientifica da informação possui uma relação direta na construção do conhecimento para educadores e, principalmente, discentes. “Nesse sentido, é imprescindível que seu acesso seja democratizado de modo otimizado e coerente com as ‘corretas’ práticas acadêmicas.
Pensando nisso, o objetivo deste evento, é socializar, por meio de cursos práticos, o uso de bases de dados científicas no âmbito das pesquisas acadêmica e escolar para as comunidades do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da escola estadual de ensino médio José Lins do Rêgo, promovendo a formação de novos pesquisadores”, explica.

As inscrições da comunidade do Câmpus V da UEPB e Escola Estadual de ensino médio José Lins do Rego são realizadas pelo site: https://www.even3.com.br/minicursopraticoembasesdedados/ enquanto durarem as vagas.

Texto: Juliana Marques