Projeto de extensão do Câmpus de João Pessoa lança cartilha com orientação às vítimas de assédio sexual e moral
O projeto de extensão “Educação e cidadania: prevenção ao assédio moral e sexual no âmbito da UEPB – Parte II”, vinculado ao Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba, promove, no dia 23 de outubro, às 9h30, no auditório Pioneiros, o lançamento da cartilha com orientações sobre medidas a serem adotadas em casos de assédio moral e sexual.
De acordo com o coordenador do Projeto e idealizador da iniciativa, professor Germano Ramalho, a cartilha é fruto do trabalho iniciado em 2023 com a equipe do Projeto de Extensão, e dos diálogos estabelecidos com parceiros que participaram de diversas formações sobre a temática, a exemplo de representantes da Justiça Federal do Trabalho, Secretaria da Mulher, Polícia Civil, especialistas em crimes cibernéticos, dentre outros.
A perspectiva é que esse material, que se soma aos esforços institucionais com foco na tomada de iniciativas educativas para o enfrentamento ao assédio, esteja disponível para orientar vítimas desse tipo de violência sobre os canais que podem ser acionados na Instituição e fora da UEPB. Para o professor Germano, essa ação, além das formações já realizadas na Instituição com servidores, pode possibilitar um ambiente de maior acolhimento às pessoas que necessitarem de apoio institucional.
Além do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), o material deve ser lançado em outros Centros da UEPB. No dia 7 de novembro, às 9h, no auditório do Câmpus III, em Guarabira, está programada a atividade “Se defender do assédio é defender a própria dignidade”, a ser ministrada pelo professor Antônio Germano Ramalho, pela professora do CCBSA, Esmeralda Porfírio de Sales e pela colabora externa do projeto, professora Ana Carolina Gondim.
Texto: Juliana Marques.